O que é Cultura Organizacional
Para entender a importância de um projeto como este, que tem o objetivo de chegar a todos os trabalhadores do governo gaúcho e melhorar a prestação de serviços ao cidadão, elevando a autoestima dos servidores é preciso saber o que é cultura organizacional.
A Cultura abrange o Jeito de Ser (valores em que se acredita) e Fazer (a forma como esses valores são praticados). Portanto, Cultura é o que as pessoas acreditam e praticam naturalmente. Não vale uma pessoa dizer que tem crenças e valores se ambos não se tornam prática percebível e coerente entre os outros.
Ao falar de Cultura Organizacional, é preciso compreender os pilares fundamentais de influência. Um deles é a cultura do país no qual a organização está inserida. O outro pilar é a ação da Liderança.
Você pode ver a cultura de um povo, de uma família, de uma comunidade, de uma organização privada ou pública ao observar em cada um deles o Jeito de Ser e Fazer as coisas.
A Cultura funciona como fio condutor que integra ou desintegra tanto o lado hard da organização quanto o lado soft. Assim, Cultura envolve o aprendizado individual e coletivo, uma vez que afeta não apenas as pessoas mas também as várias “dimensões organizacionais”: as estratégias, a estrutura, os processos.