Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Palestra sobre liderança é destaque no 27º Fórum de Gestão de Pessoas do RS

Publicação:

 fórum de gestão de pessoas 27 spgg novembro 2021

Faça com que o seu sorriso mude o mundo - A liderança com propósito foi a palestra de encerramento do 27º Fórum de Gestão de Pessoas do RS, transmitido online na tarde desta quarta-feira (24/11). Com periodicidade mensal, os fóruns são organizados pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), com apoio da Escola de Governo (Egov). Os ministrantes, Michelle Pajak e Jarilson Zanetti, representam Instituto Nacional de Excelência Humana (Inexh) no Rio Grande do Sul e são sócios-diretores da empresa Ser Humano Desenvolvimento - Cursos e Treinamentos.

O 27º Fórum, aberto com o tradicional retorno sobre a edição anterior, abordou ainda temas como o revezamento nos períodos de recesso de final de ano, eSocial, solução tecnológica para teletrabalho, equipamentos de proteção individual e Projeto Envolver. Michelle e Zanetti apresentaram um vídeo sobre desenvolvimento e liderança (DL), que classificam como “um treinamento para a vida”.

Formada em Psicologia pela Ulbra, especialista em Avaliação Psicológica e pós-graduada em Neuromarketing, Michelle citou Carl Jung - “quem olha pra fora sonha; quem olha pra dentro, acorda” -, ao destacar a importância do autoconhecimento. “Evolução é um caminho que não acaba”, acrescentou a psicóloga. Zanetti, engenheiro metalúrgico formado pela Ufrgs, gestor e auditor de Sistemas de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente, com atuação em empresas dos segmentos automotivo, agrícola, de fixação e químico, afirmou que temos quocientes intelectual (QI), de adversidade (QA) e emocional (QE). Por ser mais fácil desenvolver as potencialidades técnicas do que emocionais, muitos gestores preferem trabalhar com pessoas de QE alto. Mas é possível desenvolver o quociente emocional, garantiu.

Os fóruns de gestão de pessoas são direcionados a departamentos de Recursos Humanos e têm como objetivo compartilhar informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão