Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Processo de compras públicas é destaque no EGov Meet

Nova estrutura da Celic foi apresentada em encontro virtual nesta quinta-feira

Publicação:

EGov Meet reuniu cerca de 250 participantes nesta quinta-feira (15/4)
EGov Meet reuniu cerca de 250 participantes nesta quinta-feira (15/4) - Foto:

Tornar mais eficiente, integrado e transparente o processo de compras públicas do Estado é o objetivo da Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic). Vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a subsecretaria teve sua nova estrutura apresentada a diretores administrativos, coordenadores das áreas de compras e servidores estaduais na tarde desta quinta-feira (15/4) durante a edição do EGov Meet.

A Celic é a responsável pela realização dos procedimentos licitatórios do governo, o que a faz centralizar as demandas de todas as secretarias e órgãos estaduais. Além da nova estrutura, as representantes da subsecretaria abordaram para cerca de 250 participantes durante duas horas as boas práticas em licitações e os projetos em implantação.

Na abertura do encontro, o secretário da SPGG, Claudio Gastal, destacou a responsabilidade em promover transversalidade e integração nas estruturas públicas e propiciar melhores entregas à população, além da importância da Celic no processo.

"Nossa função na SPGG é dar condições para que as secretarias que atuam nas atividades-fim possam fazer suas entregas à população. A área de compras é fundamental e por isso nossa ênfase está em aprimorar os processos da Celic, que hoje já é uma referência no País", ressaltou Gastal.

A centralização das compras, processo que foi reforçado com nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos do País, sancionada em abril de 2021, foi abordada no encontro virtual pela subsecretária, Marina Dacroce. Os macroprocessos da subsecretaria, bem como os projetos para otimização das compras públicas também foram destacados no encontro.

"A centralização traz benefícios como a padronização dos procedimentos, segurança jurídica e de dados, transparência, economia e também a atenção de equipes técnicas especializadas”, afirmou.

Além de Marina, também participaram do EGov Meet a diretora do Departamento de Estratégia de Compras, Kethy Helen Bazo, a diretora do Departamento de Planejamento, Sibele Geiss, e a procuradora do Estado Melissa Castello.

EGov Meet

A série EGov Meet foi criada em maio de 2020 com o objetivo de disseminar conhecimentos e criar um novo espaço de troca em tempos de restrições nas atividades presenciais. Os encontros são abertos para participação de servidores interessados de todos os órgãos e secretarias do Estado.

Texto: Vagner Benites, Ascom SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão