Qualificação da Segurança é tema da oitava edição do caderno Futuro RS

8ª edição Futuro RS

'As consequências da violência e as possibilidades da inteligência e do uso de tecnologias para qualificação da Segurança Pública'. Este é o tema da oitava edição do Futuro RS, publicação da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). O caderno tem o objetivo de avançar na construção de propostas para o Estado no horizonte de 2040.

Ao todo, são 55 páginas e três artigos compilados. Os textos, baseados em oficinas palestradas em junho, são assinados pelo subsecretário de Inteligência do Rio de Janeiro, Edval Novaes, pelo chefe de Polícia do RS, Emerson Wendt e pelo chefe do Observatório Estadual da Segurança Pública, Roberto dos Santos Donato.

"O Futuro RS elencou diversos temas estruturais e de extrema relevância para os gaúchos. A Segurança é, atualmente, o mais pungente deles. Nossa expectativa, como gestores públicos, é que esse planejamento em médio prazo contribua para ações efetivas na área", disse Josué Barbosa, secretário da SPGG.

O conteúdo na íntegra está disponível aqui.

Futuro RS

O Futuro RS é um projeto com o objetivo de elaborar uma agenda de desenvolvimento propositiva, tratando de construir alternativas e temas para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul no horizonte de 2040. Também busca construir estratégias e propostas que possam fazer frente aos problemas do estado.

Cadernos publicados

· Caderno 1 - Temas para uma agenda de desenvolvimento;
· Caderno 2 - O envelhecimento da população gaúcha e as consequências e os desafios para as políticas públicas na área da Saúde e da Educação;
· Caderno 3 - Alternativas para o desenvolvimento do estado a partir da dinamização da indústria de transformação;
· Caderno 4 - Propostas e desafios para ampliação da produtividade e da qualidade da produção: leite e lavoura de grãos;
· Caderno 5 - Alternativas para o desenvolvimento regional e o equilíbrio territorial;
· Caderno 6 - Alternativas para as finanças públicas do Estado: Previdência Social;
. Caderno 7 - Desafios e alternativas para o equilíbrio da matriz modal e para superação dos gargalos de infraestrutura de transportes no Estado.

Texto: Lucas Barroso/Ascom SPGG
Edição: Sílvia Lago/Secom