Redução da frota gera economia acima de R$ 3,5 milhões

-

Com a redução em quase 1.800 veículos e outras medidas de controle sobre a frota do Estado, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) registra uma diminuição média de R$ 510 mil mensais nos gastos apenas com combustíveis e manutenção. No acumulado entre janeiro e julho deste ano, a economia ultrapassa R$ 3,5 milhões na comparação com as despesas verificadas em 2018. Se a média se mantiver até o final do ano, as projeções são de R$ 6,1 milhões que serão poupados.

Mesmo com as oscilações de preço na bomba, a economia na hora de abastecer a frota teve uma redução nominal na ordem de R$ 300 mil por mês (-3,8%), com uma média de gastos nestes sete meses que ficou em R$ 7,58 milhões. Ao longo de 2018, a média de despesas com combustíveis ficou na casa de R$ 7,88 milhões/mês.

Em termos percentuais, a redução das despesas com manutenção da frota ficou maior: -5,2%. Isso significa que, entre janeiro e julho, o Estado reduziu em média R$ 210 mil com consertos e substituição de peças dos veículos. A média, que em 2018 era de R$ 4 milhões/mês, agora está R$ 3,79 milhões/mês.

-

A redução do número de veículos oficiais esteve entre as primeiras medidas de corte de gastos anunciadas pelo governador Eduardo Leite logo ao assumir. De uma meta inicial de diminuir 1.000 automóveis, a Secretaria conseguiu já nos primeiros meses desativar 1.789 veículos que atendiam secretarias, fundações e empresas públicas. À época, a frota do Estado registrava 18.874 veículos. Deste universo, a grande maioria (15.581 registros) são da frota própria e outros 2.098 têm origem em contratos de locação. Na lista constam ainda automóveis apreendidos e disponibilizados por via judicial (o Estado como fiel depositário). A idade média dos carros leves, camionetes, caminhões, ambulâncias e viaturas policiais está em 11,4 anos.

Parte da frota desativa já foi objeto de leilão no mês de maio, um dos mais concorridos já realizados pela Subsecretaria Central de Licitações (Celic), órgão que é vinculado à Seplag. Dos 286 lotes colocados à venda, um total de 274 itens foram arrematados no certame, o que representou uma receita que superou a marca de R$ 1 milhão (R$ 1.056.700,00).