Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Restauro do prédio do Hospital Psiquiátrico São Pedro é avaliado

Publicação:

Secretárias Leany e Arita visitam o Hospital Psiquiátrico São Pedro
Secretárias Leany e Arita visitam o Hospital Psiquiátrico São Pedro - Foto: Marcelo Ermel/Ascom SES

A possibilidade de restauro do prédio do Hospital Psiquiátrico São Pedro, que é tombado pelo patrimônio histórico e artístico do Estado, foi analisada pelas secretárias da Saúde, Arita Bergmann, e de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, durante a visita que ambas fizeram à instituição na manhã desta segunda-feira (24/6). Elas foram recebidas pelo diretor do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais, Tailor Massuco.

A edificação está situada em uma área de mais de 13 hectares, no bairro Partenon, em Porto Alegre, e abriga 79 moradores que estão sob responsabilidade do Estado. O hospital funciona há 135 anos como referência em saúde mental. “Queremos criar projetos pilotos aqui dentro do São Pedro, que sejam replicados em toda a rede de saúde”, explicou Arita.

Secretárias Arita e Leany interagem com pacientes do São Pedro
Secretárias Arita e Leany interagem com pacientes do São Pedro - Foto: Marcelo Ermel/Ascom SES

Um restauro parcial do módulo A do hospital já foi realizado, e agora será analisada a e viabilidade técnica e financeira da continuidade e ampliação das reformas. “O ideal seria municipalizar os residenciais terapêuticos”, afirmou Arita. Além do São Pedro, há outros residenciais desse tipo com pacientes sob a responsabilidade do Estado: o Hospital Colônia Itapuã, outro hospital em Viamão e quatro residências alugadas.

Texto: Marília Pereira Bissigo/Ascom SES
Edição: Secom

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão