Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Com apoio da Seplag, secretarias inauguram projeto de Visibilidade Trans no CAFF

Publicação:

Projeto é fruto da parceria entre Sedac, Seplag e SJCDH
Projeto é fruto da parceria entre Sedac, Seplag e SJCDH - Foto: Vagner Benites, Ascom/Seplag
Por Rafael Varela / Ascom Sedac

Identidade de gênero, liberdade e direitos humanos estão em pauta no Estado para celebrar o dia da Visibilidade Trans, marcado para 29 de janeiro. Diversas secretarias de governo se reuniram e promovem atividades que seguem até a próxima sexta-feira (31/1) abordando o universo trans.

Na próxima segunda-feira (27/1), às 8h30, será implantada na  Secretaria da Cultura (Sedac), 10º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), a primeira etapa do projeto “Banheiros sem preconceito: respeitando a diversidade” – uma iniciativa da Sedac; da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH); e da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, receberá os secretários Catarina Paladini (SJCDH) e Leany Lemos (Seplag), além dos titulares das demais secretarias, todos convidados.

O projeto consiste na sinalização dos banheiros com informações e mensagens que despertam reflexões sobre a diversidade, em adesivos afixados nas portas, paredes e espelhos. Além dos banheiros masculino e feminino, a Sedac passa a contar a partir de agora também com um banheiro unissex. Foram adesivados também os banheiros do andar térreo do Caff, da Seplag (2º e 19º andar) e da SJCDH (11º andar).  

A assessora de Diversidade da Sedac, Gabriella Meindrad, lembra que a sociedade está em constante mudança e que a adaptação destes espaços deve ser de forma segura e confortável para todos. “É necessário cumprir o princípio constitucional da igualdade, promovendo o bem, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Pretendemos mostrar que não temos diferenças, que somos todos iguais.”

Na visão da secretária Leany, o poder público tem o dever de oferecer o atendimento adequado a todas as pessoas, conforme estabelece a Constituição. “Esta melhoria, além de estar alinhada com a modernização do Caff, representa mais do que o cumprimento de uma lei. Ela também coloca o Estado como protagonista no debate sobre diversidade e como agente de mudanças", afirma.

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, corrobora com o pensamento e endossa a perspectiva: “É uma iniciativa pensada para proteger o direito de ir e vir das pessoas, garantindo o acesso a estes espaços de uso comum e reafirmando o compromisso da secretaria na construção de uma cultura de paz e respeito às diferenças e no combate ao preconceito e à discriminação.”

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão