Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

SPGG dá início à capacitação de novos servidores concursados

Publicação:

Capacitação segue até o dia 4 de março
Capacitação segue até o dia 4 de março - Foto: Laiz Flores, Ascom/SPGG

Os 28 novos Analistas de Planejamento, Orçamento e Gestão (Apogs), nomeados em janeiro pelo governo estadual para atuação junto à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), foram recebidos na manhã desta segunda-feira (22/02) para o início de suas atividades como servidores públicos. O grupo reforçará a equipe, hoje formada por 56 analistas, responsável pela coordenação da estruturação de políticas públicas.

Ao longo de toda a semana, os novos Apogs participarão da capacitação preparada pela Escola de Governo (EGov), vinculada à SPGG, e que inclui a apresentação da secretaria, suas subdivisões e demandas, além de informações sobre a vida funcional, ferramentas de trabalho e projetos em desenvolvimento.

Durante o evento, a secretária adjunta, Izabel Matte, destacou as principais ações desenvolvidas pela secretaria e reforçou a importância do investimento na capacitação de servidores públicos. "Nós somos transitórios na administração. É preciso investir nos servidores para que o conhecimento permaneça, mantendo a estrutura administrativa e auxiliando os governos a desenvolverem processos e melhores estratégias", ressaltou.

Além da secretária adjunta, também estiveram presentes a subsecretária de Gestão de Pessoas, Iracema Castelo Branco, o subsecretário de Patrimônio, Sérgio Valmorbida, a subsecretária da Administração Central de Licitações, Marina Dacroce, o subsecretário de Administração, Thiago Dapper, e o subsecretário de Planejamento, Antonio Cargnin.

A capacitação segue até o dia 4 de março com atividades virtuais.

Apogs

A nomeação dos Apogs ocorreu após anúncio do governo estadual do plano de reposição de servidores em áreas estratégicas, realizado em 14 de janeiro. Pela legislação atual, os Apogs podem atuar nas unidades setoriais para reforço e apoio às áreas de planejamento dos órgãos da administração pública.

A previsão legal de vagas na carreira de Apog é de 150 cargos, sendo que atualmente são 58 em atividade, alguns com pedidos de aposentadoria. Não houve ingressos nos últimos 10 anos para a carreira e as projeções indicavam redução a menos de 1/3 dos cargos previstos em lei nos próximos anos.



Texto: Vagner Benites, Ascom/SPGG
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão