Assembleias sobre a Consulta Popular 2016-2017 mobilizaram mais de 22 mil pessoas

Assembleia Geral do Corede Produção, em Passo Fundo (11/5)
Assembleia Geral do Corede Produção, em Passo Fundo (11/5) - Foto: Evandro Lucas/Consulta Popular-Seplan

As assembleias públicas sobre a Consulta Popular 2016-2017, iniciadas em 9 de maio, mobilizaram 22.847 pessoas até a semana passada, quando foram encerradas. Realizadas em quatro níveis (municipal, microrregional, regional e ampliada), elas tiveram edições abertas à população e contaram com a mobilização dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes).

Na etapa municipal, foram feitas reuniões em 277 cidades e, destes encontros, foram definidos os 10 programas que constarão na cédula de cada uma das 28 regiões do Estado. Para que fossem escolhidos os 10 programas, a Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (Seplan), em conjunto com outras secretarias estaduais, disponibilizou uma lista com 24 opções aos conselhos. Dentre os 10 selecionados para a votação, o eleitor escolherá um, sendo que três ou quatro dos mais votados serão os eleitos por região. A definição varia de acordo com a decisão de cada Corede.

Neste ano, a votação será nos dias 5, 6 e 7 de julho, e o eleitor pode votar de três maneiras: pelo site da Consulta Popular, por SMS e por um aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e Comudes. A verba destinada será de R$ 50 milhões e estão contempladas as seguintes áreas: Saúde; Desenvolvimento Rural e Cooperativismo; Agricultura, Pecuária e Irrigação; Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Turismo, Esporte e Lazer; Cultura; Minas e Energia e Educação.

Consulta Popular 2016-2017

Datas de votação: 5, 6 e 7 de julho

Como votar:

- pelo site da Consulta Popular (www.consultapopular.rs.gov.br)

- por um aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes

- via SMS para o número 28908 com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10)