Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Concluído segundo ciclo do Eixo infraestrutura e Ambiente do Acordo de Resultados

Publicação:

Búrigo fez referência ao modelo de governança e gestão, iniciado em 2015
Búrigo fez referência ao modelo de governança e gestão, iniciado em 2015 - Foto: Pedro Barbosa Ascom/Minas e Energia

O secretário de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Carlos Búrigo, concluiu nesta terça-feira (13), na Sala de Governança da SPGG, o segundo ciclo de monitoramento do Eixo Infraestrutura e Ambiente do Acordo de Resultados 2017, cujo objetivo é prover o crescimento por meio da melhoria nas condições de infraestrutura necessárias ao pleno desenvolvimento sustentável regional.

Na presença do secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, da secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Ana Pellini, do secretário de Obras, Saneamento e Habitação (SOP), Fabiano Pereira, do secretário de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior, do subchefe da Defesa Civil, tenente coronel Jarbas Trois de Avila, do diretor-geral do DAER, Rogério Uberti, do diretor-presidente da EGR, Nelson Lidio Nunes, do presidente da CEEE, Paulo de Tarso Gaspar Pinheiro Machado, do presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, do presidente da CRM, Edivilson Brum, do presidente da Sulgás, Claudemir Bragnolo, do diretor-superintendente da SUPRG, Janir de Souza Branco, demais diretores, gerentes e assessores de gestão, foram discutidas e encaminhadas soluções a projetos cruciais para o desenvolvimento do Estado e à geração de um novo ciclo de desenvolvimento econômico e sustentável.

Esse trabalho é desenvolvido a partir do fortalecendo a logística intermodal de transporte de pessoas e cargas, otimizando os procedimentos para uso adequado dos recursos naturais, diversificando a matriz energética, priorizando as fontes renováveis e garantindo a universalização do abastecimento de água, além de ampliar os serviços de esgotos e resíduos sólidos.

Ao todo, neste Eixo, são monitorados 63 indicadores, 101 entregáveis e 11 projetos prioritários das Secretarias do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Obras, Saneamento e Habitação, dos Transportes, de Minas e Energia, da Casa Militar e das respectivas vinculadas.

Na ocasião, o titular da SPGG, Carlos Búrigo, fez referência ao modelo de governança e gestão, iniciado em 2015, que apresenta consistência sólida e aprofundamento ao trabalho junto às secretarias e órgãos vinculados. “O processo foi iniciado de uma forma e, agora, está robusto, cumprindo com o propósito de melhorar a agilidade e a eficiência do Estado”.

O Acordo de Resultados é a principal ferramenta do Governo do Estado para o acompanhamento e o monitoramento dos projetos prioritários, entregáveis e indicadores de todas as secretarias e vinculadas. Objetiva garantir a integração, a transparência e a unidade na busca pela efetiva execução dos compromissos e objetivos estratégicos para construir uma administração pública mais eficiente na aplicação de recursos e mais ágil na prestação de serviços.

Texto: Gustavo Rech/Ascom SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão