Escola de Planejamento oferece cursos para servidores

Curso básico de Orçamento Público para servidores estaduais
Curso básico de Orçamento Público para servidores estaduais - Foto: Leonardo Moraes

O governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), criou a Escola de Planejamento, Governança e Gestão, que se constitui em uma unidade especializada em sua área de atuação. O objetivo é promover cursos, sempre de forma gratuita, para os servidores estaduais e outros públicos, que possuam convênios com o Estado do RS, propiciando conhecimentos específicos e orientando para uma política de resultados. As aulas serão realizadas, preferencialmente, na modalidade de Educação a Distância (EAD).

Capacitar agentes públicos nas áreas de planejamento, governança e gestão é uma das metas da Escola de Planejamento. "O governo necessitava de um trabalho como esse há muito tempo. Como temos um corpo técnico qualificado no Estado, todo o conteúdo programático está sendo elaborado pelos próprios servidores da SPGG. São eles que ministrarão as aulas. Acredito que será uma ótima oportunidade de aprendizado para todos, porque planejamento é um assunto que envolve todas as áreas na gestão pública", afirmou Josué Barbosa, secretário de Planejamento, Governança e Gestão do Estado.

Outro enfoque da Escola é estimular a pesquisa técnico-científica entre os servidores do Estado, fomentar o surgimento de iniciativas de boas práticas de gestão e de inovação, além de desenvolver programas de ensino interdisciplinares e integrados entre os diversos setores e processos, incluindo conhecimentos sobre a transversalidade das ações executadas pelos órgãos da administração pública estadual.

Temas a serem abordados

No mês de março, a Escola iniciou a realização das capacitações. A primeira temática foi "Parcerias entre a Administração Pública Estadual e as Organizações da Sociedade Civil". Em conjunto com a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE) da Secretaria da Fazenda, foram capacitadas 40 pessoas, entre servidores públicos estaduais e representantes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES), em um curso ministrado na modalidade semipresencial, com duração de 30 horas/aula.

Curso básico de Orçamento Público para servidores estaduais

Nesta semana iniciou-se o Curso Básico de Orçamento Público,ministrados para servidores estaduais. Outros Cursos, como"Ferramentas informacionais para construção e análise de dados voltados à estruturação de políticas públicas","Planejamento Estratégico Aplicado ao Setor Público”, e “Planejamento de Projetos” estão previstos para serem realizados no decorrer deste ano, entre outros.

Para Alba Conceição, diretora do Departamento de Monitoramento de Convênios da SPGG e diretora da Escola de Planejamento, os cursos são uma ferramenta para disseminar o conhecimento e trocar experiências. "A gestão pública e todos seus processos deve ser permanente. O processo de qualificação do servidor também tem que ser da mesma forma. Nesse primeiro ano, temos diversos temas a serem trabalhados, porém, podemos avaliar novos, conforme a demanda", disse.

Conselho Técnico

A Escola de Planejamento é integrada por um Conselho Técnico e Educacional,coordenado pelo Secretário de Estado do Planejamento, Governança e Gestão, composto pelos Diretores e Coordenadores das Assessorias da SPGG. O cronograma dos cursos será disponibilizado no site http://escolaplanejamento.rs.gov.br, ainda em fase de construção.