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Estado implanta projeto-piloto de gestão nas escolas públicas de Caxias e Ijuí para melhorar qualidade do ensino

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Um dos indicadores visa melhorar o desempenho dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática
Um dos indicadores visa melhorar o desempenho dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática - Foto: Gustavo Rech/ SPGG

Um projeto-piloto de gestão nas escolas públicas estaduais de Caxias do Sul e Ijuí está sendo implantado com o objetivo de diminuir alguns déficits apontados pelos mais recentes levantamentos sobre o desenvolvimento da educação em todo o país.

O assessor de governança do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Fernando Schardong, esteve nas escolas Pena de Moraes e João Pilati, de Caxias do Sul, capacitando professores e equipe diretiva para operacionalizar esse projeto, na quinta e na sexta-feira (8 e 9). Na 4ª Coordenadoria Regional de Educação, a capacitação contou com a participação da diretora da escola, Adriana Boff Machado; da coordenadora pedagógica, Fernanda Lorandi Toss e equipe da CRE.

Nas capacitações, Fernando recebeu das escolas informações sobre o cronograma de implantação e o plano de ação a respeito dos indicadores que serão monitorados e as metas específicas para cada objeto.

Esses indicadores apontam a taxa de aprovação nos anos iniciais e finais do ensino médio e fundamental, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a distorção idade/série.

Além disso, o outro indicador visa melhorar o desempenho dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, tendo como base o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers).

Esse piloto é um desmembramento da Sistemática de Governança e Gestão implantada no estado desde 2015. Dissemina a metodologia de monitoramento a todos os níveis da administração pública, cumprindo com o propósito que é chegar à base na prestação de serviços.

Neste caso específico, a Sistemática atinge as diretoras das escolas, fazendo com que haja o gerenciamento dos principais indicadores que não implicam apenas em obter melhores resultados na educação pública, mas sim, atuar diretamente na qualidade do ensino.

Texto: Gustavo Rech/Ascom SPGG
Edição: André Malinoski/Secom

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