Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Portal de Dados do estado fomenta lei de acesso à informação

Publicação:

Subchefe de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil, Marcus Vinicius Berthier Góes.
Subchefe de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil, Marcus Vinicius Berthier Góes. - Foto: Arthur Ruschel/ Ascom SPGG

Ocorreu na tarde desta segunda-feira (27), no auditório do CAFF, a reunião para tratar sobre dados abertos e a nova versão do Portal Dados RS, que será lançado em breve pelo Governo do Estado. Outro assunto abordado foi a assinatura do decreto que regulamenta a política de dados abertos, pelo Governador José Ivo Sartori.

Este encontro está sendo realizado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), em parceria com a Casa Civil e a Secretaria de Comunicação, tendo por objetivo a apresentação da política de dados abertos do estado do Rio Grande do Sul aos responsáveis da lei em seus respectivos órgãos e a sistemática do novo portal aos membros da rede de gestores de tic.

Público presente no auditório do Centro Administrativo Fernando Freire (CAFF).
Público presente no auditório do Centro Administrativo Fernando Freire (CAFF). - Foto: Arthur Ruschel/ Ascom SPGG

A bancada da reunião foi composta pelo subchefe de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil, Marcus Vinicius Berthier Góes, e pelos servidores da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE): Ana Júlia Possamai, Josué Klafke Sperb e Valter Helmut Goldberg Júnior

Dados RS

O Dados RS é o portal de dados abertos do Estado do Rio Grande do Sul com o objetivo de fomentar o desenvolvimento colaborativo de soluções em tecnologia que tenham impacto na vida do cidadão, por meio de um conjunto de informações em um formato mais útil permitirá que os cidadãos, setor privado e organizações não-governamentais possa utilizá-los de maneiras inovadoras.

Os dados abertos também servem como uma possibilidade de geração de valor econômico, visto que permite a criação de mais empregos e empresas quando da agregação de valor aos dados abertos.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão