Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Rural no Acordo de Resultados são monitorados

Publicação:

Monitoramento do Acordo de Resultados da SDR
Monitoramento do Acordo de Resultados da SDR - Foto: Leonardo Moraes
Foram monitorados na manhã desta quarta-feira (23), os indicadores, entregáveis, projetos prioritários, convênios e os compromissos de eficiência de gestão referentes ao segundo ciclo do Acordo de Resultados da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e das vinculadas CEASA e da EMATER.
 
O monitoramento foi coordenado pelo secretário de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Josué Barbosa, pela secretária-adjunta da SPGG e diretora do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR), Melissa Custódio, juntamente com a assessora de governança Cristina Susin. Estavam presentes o secretário-adjunto do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Claudemir Locatelli, do diretor-presidente da CEASA, Ernesto da Cruz Teixeira, do presidente da EMATER, Iberê de Mesquita Orsi, coordenadores e assessores de gestão, gerentes de projeto e servidores da pasta.
Monitoramento do Acordo de Resultados da SDR
Monitoramento do Acordo de Resultados da SDR - Foto: Leonardo Moraes
 
Na ocasião, foram monitorados os status dos projetos prioritários da SDR que versam sobre o apoio e desenvolvimento da infraestrutura rural; da gestão e adequação socioeconômica e ambiental dos estabelecimentos rurais; e o fomento ao desenvolvimento sustentável.
 
A respeito dos entregáveis, foram avaliados os que tratam do programa de Aquisição de Alimentos, o programa Troca-Troca de Sementes; o apoio a cursos técnicos profissionalizantes e a realização de convênios. Da CEASA, foram acompanhados a redução dos custos de energia da CEASA em 30% e o que objetiva registrar e disponibilizar anualmente o montante de produtos comercializados pelos produtores na CEASA.
 
Por fim, os indicadores monitorados referem-se ao percentual de agroindústrias do Programa Estadual de Agroidústria Familiar; ao percentual de agricultores familiares e públicos especiais atendidos; e os percentuais de comunidades indígenas atendidas através de convênios e termos de colaboração específicos. Além desses, os indicadores da EMATER versam sobre o nº de projetos elaborados por solicitação e autorização da SDR para programas e os recursos de financiamentos captados por agricultores, cujos projetos de crédito foram elaborados pela EMATER para melhoria da economia local. O último indicador é sobre o acompanhamento do número de coletas para análise de agrotóxicos nos hortigranjeiros comercializados na CEASA.       
       
Texto: Gustavo Rech Ascom/SPGG
Fotos: Leonardo Moraes - Ascom/SPGG
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão