SPGG e UFSM promovem fórum de discussões sobre a modernização energética e eficientização nas escolas do RS

Recuperação elétrica escolas
Recuperação elétrica escolas - Foto: Renato Gava

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e o curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), promovem no dia 13 de julho, no auditório do Centro de Tecnologia da UFSM, em Santa Maria, o Fórum de Discussões “Desafios da Modernização para o Atendimento Energético e Eficientização em estabelecimentos de ensino do Estado do Rio Grande do Sul”.

O evento, que inicia às 08h com uma palestra da secretária-adjunta da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Melissa Custódio, é destinado às equipes de trabalho do termo de cooperação para modernização das escolas públicas do Rio Grande do Sul, gestores escolares, concessionários de energia elétrica e público em geral.

O objetivo é reunir esses agentes para discutir as questões tecnológicas, metodologias e estratégias de trabalho, resultados já alcançados e demais assuntos sobre o termo com as instituições de ensino superior e o Governo do Estado. De uma forma prática, pretende aproximar e dialogar com as diversas equipes de trabalho participantes, apontar metodologias e estratégias para a continuidade e a melhoria dos resultados.

Durante todo o dia, serão desenvolvidas as seguintes temáticas:

- Inovações técnicas ou de sistemas, equipamentos e procedimentos aplicados na melhoria dos projetos elétricos visando a eficiência energética e meio-ambiente.
- Aplicação das normas brasileiras nos projetos elétricos (RTQ-C, dimensionamento econômico de condutores, etc).
- Sistemas para bonificações nas normas de eficiência energética: racionalização do uso de água, fontes renováveis de energia.
- Estudos de casos de estabelecimentos de ensino.
- Diagnósticos e gestão energética.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do endereço: http://bit.ly/forum-de-discussoes

PROGRAMAÇÃO:

Data: 13 de julho, sexta-feira
Local: Auditório Wilson Aita, Centro de Tecnologia da UFSM - Av. Roraima, nº 1000, Prédio 7, Bairro Camobi, Santa Maria.

08h: Abertura Oficial
Palestra: Termo de Cooperação Governo do Estado para reformas e melhorias das escolas com a secretária-adjunta da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Melissa Custódio.

Painel 1 - A qualificação dos projetos elétricos

08h30min: Palestra Procedimentos e observações na condução dos laudos eletroenergéticos e projetos elétricos nas escolas da Fronteira Oeste e Campanha com o Prof. José Wagner Kaehler.

- Palestra: Ações de extensão visando o consumo consciente e uso seguro das instalações elétricas com a Profª Caroline Daiane Radüns.

Painelistas: Prof. Dr. José Wagner Kaehler (Unipampa), Profª Caroline Daiane Radüns (Unijuí) e Eng. Carlos Claro (SOP/RS). Mediador: Prof. Frank Gonzatti (UFSM).

Painel 2 - Soluções para a utilização racional da energia nas escolas

10h30min: Palestra Programa de eficiência energética da AFG e CERTEL em escolas do Vale do Taquari com o Eng. Rainer Buneker.

- Palestra: Proposta de gestão energética para escolas a partir dos diagnósticos energéticos com o Prof. Geomar Machado Martins.

Painelistas: Eng. Rainer Buneker (CERTEL), Prof. Geomar Machado Martins (UFSM) e Prof. Fabricio Antonio Egert (Unisc). Mediador: Prof. Natanael Gomes (UFSM)

12h: Intervalo para o almoço

13h30min: Oficinas de Trabalho com os grupos técnicos das IES e CROPs