Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

14ª edição do Fórum de RHs do RS debate saúde mental e trabalho

Publicação:

Iniciativa da Secretaria de Planejamento e com atividades desde julho de 2019, o Fórum de RHs é realizado uma vez ao mês
Iniciativa da Secretaria de Planejamento e com atividades desde julho de 2019, o Fórum de RHs é realizado uma vez ao mês - Foto: Carolina Greiwe Ascom/SPGG

Em 2019, questões referentes a saúde mental correspondiam a mais de 30% do total dos afastamentos de trabalho dos servidores estaduais. Com a mudança de hábitos provocada pela pandemia de Covid-19, falar sobre saúde mental e trabalho ganhou ainda mais importância e, por isso, o tema foi trazido para debate nesta quarta-feira (21/10) na 14ª edição do Fórum de RHs do RS.

No encontro, realizado de forma virtual, Cláudia Magmus, servidora do Hospital Psiquiátrico São Pedro e integrante do Núcleo do Programa de Saúde do Servidor e da Servidora do RS (Proser), falou sobre as influências da organização do trabalho para a saúde psíquica. O diálogo, o papel dos gestores e a construção de novas formas de contato com o crescimento do trabalho à distância foram abordadas ao longo da participação.

No mesmo tema, a servidora Daiane Menezes, do Departamento de Economia e Estatística (DEE/SPGG) apresentou o estudo "Saúde mental e pandemia", elaborado pelo Comitê de Dados, grupo criado para a tomada de decisões do governo estadual relativas à Covid-19. O documento mostra que ansiedade, depressão e estresse pós-traumático são alguns dos efeitos da pandemia sobre a saúde mental e que também resultam em impactos sociais e econômicos.

Pautas

Além dos debates sobre saúde mental, o Fórum de RHs também contou com outras pautas. A diretora da Escola de Governo (EGov), Anelize Ferreira, divulgou a agenda de eventos da Escola para o mês de novembro e apresentou o canal de diálogo para sugestões de capacitações para o ano de 2021, disponível no portal da EGov (escoladegoverno.rs.gov.br).

Já a diretora do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (DMEST/SPGG), Carla Bravo, destacou em sua participação informações sobre o novo fluxo para perícia de aposentadorias, as novas finalidades do formulário de apresentação do servidor à perícia médica e também abordou a realização da Jornada de Saúde do servidor, realizada no início de outubro.

O servidor do Departamento de Recursos Humanos do Estado (Dearh), Diônifer Silveira, ressaltou em sua fala a questão de Treinamento e Capacitação no RHE, e a diretora do Dearh, Andrea Pasquini, repassou informações sobre o andamento do Grupo de Trabalho Temático de Teletrabalho, além de divulgar a edição especial de outubro do "Esse papo me interessa" e sobre a iniciativa para a ação social de Natal realizada pela SPGG em parceria com a PGE. Por fim, ainda foi abordada acerca da LC 173/2020 e as repercussões sobre os institutos da licença-prêmio por assiduidade e da Gratificação de Permanência com base na orientação da PGE.

"Este Fórum viabilizou várias ações de engajamento dos próprios servidores públicos, contando com a disseminação interna pelas lideranças de RHs. Neste aspecto, tanto a nova edição do “Esse papo me interessa”, como a proposta da ação social de Natal, além da estruturação da pauta alusiva à aposentadoria do próximo Fórum e dos temas importantes de capacitação sobre o RHE, propiciam o protagonismo dos servidores como formuladores e participantes das próximas ações", afirmou Andrea.

Fórum de RHs

Iniciativa da SPGG iniciada em julho de 2019, o Fórum de RHs é realizado uma vez ao mês e busca o compartilhamento de informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual.

Vagner Benites Ascom/SPGG

Conteúdos relacionados

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão