Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

18º Fórum de RHs do RS aborda preparação de servidores para aposentadoria

Publicação:

Mesmo almejada, uma aposentadoria representa uma mudança brusca na rotina de qualquer pessoa. Este processo, se não for bem planejado, pode gerar uma série de incertezas. Na 18ª edição do Fórum de Recursos Humanos do RS, realizada na tarde desta quarta-feira (24/2), o caminho de preparação para a vida pós-trabalho foi um dos temas abordados no encontro.

O chefe de Serviço no Departamento de Desenvolvimento de Pessoas do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), Paulo Renato Petry, foi um dos convidados e trouxe aos cerca de 200 servidores presentes no fórum virtual a experiência do TJRS com o Programa de Preparação para a Aposentadoria "Novos Horizontes", hoje um evento oficial no calendário do TJRS e que já conta com 26 edições realizadas.

No programa, promovido de uma a duas vezes por ano e destinado a servidores que estão a pelo menos 5 anos da habilitação para a aposentadoria, são realizadas 17 palestras com temáticas que abordam a vida pós-trabalho. De acordo com Petry, os encontros têm por objetivo servir como uma preparação para o novo período, buscando minimizar conflitos próprios do final de carreira, além de conduzir o cursista a enxergar a aposentadoria como um prêmio e um reconhecimento.

"O programa é uma forma de valorização às pessoas que dedicaram seus melhores anos de vida ao Judiciário. É uma entrega que merece ser valorizada", destacou.

Outros temas

Além da participação do TJRS, o fórum, promovido pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), também trouxe orientações apresentada pelo servidor Diônifer Silveira sobre o preenchimento do módulo presente no Portal do Servidor (RHE) para Declaração de Bens e Renda. Explicações sobre a situação atualizada em relação aos servidores que ingressaram no subsídio remuneratório a partir das mudanças em legislações realizadas em 2019 e 2020 foram ainda abordadas no encontro pelo servidor Leonardo Justino.

O rompimento do vínculo com a administração após aposentadoria a partir da Emenda Constitucional 103/2019, que introduziu mudanças nas regras previdenciárias tanto para empregados quanto aos servidores públicos, foi o tema destacado pelo servidor Vinícius Xavier.

O Fórum contou também com a participação da diretora da Escola de Governo (Egov), Anelize Ferreira, da diretora substituta do Departamento de Gestão de Pessoas do RS (DGP), Cidene Rodrigues da Silva, e do servidor do DGP/SPGG, Diônifer Alan da Silveira.

Fórum de RHs

Iniciativa da SPGG, o Fórum de RHs é realizado uma vez ao mês e busca o compartilhamento de informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual.

Texto: Vagner Benites, Ascom/SPGG
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão