Boas Práticas no Uso do Power BI - STI
Publicação de Dashboards
Recomenda-se que o “Publicar na Web” seja feito APENAS se não houver conteúdo pessoal, sensível ou institucional, e deve ser realizado em um Workspace organizacional (Por usuário PRO), e não no Workspace pessoal do usuário, por três motivos principais:
O Dashboard publicado fica vinculado ao Workspace pessoal. O trabalho será perdido caso o servidor público saia da administração pública. Da mesma forma, se for identificada a necessidade de alteração no produto de dados, isso também deverá ser feito pelo próprio servidor. No caso de sua ausência, não será possível efetuar a alteração.
Ao utilizar o Workspace organizacional como ponto focal da publicação de Dashboards, amplia-se o alcance das informações, bem como se facilita que os produtos de dados sejam encontrados por estarem centralizados em um único local.
O link gerado pelo “Publicar na Web” é indexado a motores de busca, ou seja, pode ser encontrado por pesquisar no Google, por exemplo.
Caso não possa publicar um link PÚBLICO, há a opção de publicação de um link privado. Ao invés de "Publicar na Web" escolha a opção "Site ou portal".
Cada pessoa que tiver acesso ao link deverá usar as próprias credenciais da conta Microsoft e clicar em um link solicitando acesso ao dono do Painel, que poderá aceitar ou declinar.
Exclusão de links públicos
Os links públicos existentes em seu workspace (Pessoal ou Institucional) podem ser visualizados e excluídos a partir da página Configurações do Workspace. Para tal, basta acessar o workspace, clicar em Configurações do Workspace, Power BI e Códigos de Inserção, conforme imagens a seguir.
Não tenho Licença PRO
Informações sobre como adquirir a licença se encontram em Solicitações Power BI, e é possível usar a licença PRO em período de teste de 60 dias. Um usuário PRO pode criar Workspaces organizacionais e gerenciar os membros e seus respectivos papéis.
Criação de aplicativos do Power BI
O consumo interno de produtos de dados via aplicativo do Power BI permite a realização de atualizações e manutenções nos Dashboards sem que isso impacte o consumo da versão já entregue.
Além disso, fica disponível o recurso de “assinatura do dashboard”, em que os assinantes recebem por e-mail uma imagem do dashboard na hora do envio, sendo feita uma conexão automatizada.
É recomendado o uso de aplicativos, principalmente, caso haja a necessidade de responsividade.
Cursos gratuitos e em português recomendados
- Aplicação do Power BI para Aprimoramento da Gestão. Vídeo e leitura. Gratuito. 25 horas
- MICROSOFT LEARN PARA POWER BI. Roteiro criado pela Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital - STI. Microsoft Learn
Leitura. Gratuito. Aproximadamente 30 horas
- Coleção: Design effective reports in Power BI
- Coleção: Become a Power BI data analyst
- Estabelecer uma infraestrutura de acesso a dados no Power BI
- Preparar dados para modelos tabulares no Power BI
- Entender a escalabilidade no Power BI
Melhores práticas para modelos
- Visualizar as sugestões de melhores práticas no blog de Power BI da Microsoft.
Optar, sempre que possível, pela modelagem em estrela (star-schema), que preconiza a performance.