Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Chuvas da última semana ajudaram RS a melhorar o índice de isolamento social

Publicação:

17132022 1873142 GDO
Tempo nublado, com possibilidade de chuva, faz com que pessoas deixem de sair de casa - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

A instabilidade do clima é um dos fatores que influenciam o comportamento dos gaúchos. Períodos onde a chuva registra precipitação média acima de 10 mm, como ocorreu em alguns dias da semana passada, cresce a média da população que evita aglomerações ou sair de casa sem necessidade, se assemelhando aos finais de semana. É o que mostra o mais recente estudo do índice de isolamento social, divulgado nesta segunda-feira (17/8) pelo Comitê de Dados do governo do Estado no enfrentamento da Covid-19. No último período de sete dias do monitoramento, o índice ficou em 40,1%.

O resultado medido entre os dias 9 e este domingo (16/8) recoloca o Rio Grande do Sul entre os estados melhores posicionados no ranking nacional, agora no quarto lugar geral e acima da média do país, que segue estabilizada na faixa dos 38%. Na semana anterior, marcada pela reabertura das atividades do comercio não-essencial, o RS havia despencado para 13ª posição do país, com 38,6% de índice de isolamento, o menor desde o mês de março. Para auxiliar no combate ao contágio pelo novo coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda distanciamento mínimo de 50%.

O comportamento dos gaúchos segue à frente dos estados vizinhos. Santa Catarina (38,3%) e Paraná (38%) se mantêm próximos da média nacional e na segunda metade da tabela. O RS fica atrás apenas dos estados do Acre (42%), Piauí (41,4%) e Ceará (40%).

Isolamento nas regiões

A região Covid de Pelotas segue apresentando os maiores indicadores em termos de isolamento social. Na última semana, a média na região ficou em 48,4%, quase sete pontos percentuais acima do monitoramento anterior. Com medidas mais rígidas adotadas por algumas cidades, inclusive decretando lockdown, a área de Pelotas chegou a emplacar média de 56,4% nos finais de semana.

As demais regiões que lideram o ranking estadual são, pela ordem, a de Porto Alegre (41,4%), Capão da Canoa (40,4%) e Uruguaiana (39,8%). Já as regiões de Bagé (35,4%), Lajeado (35,5%), Caxias do Sul (36,1%) e Santa Cruz do Sul (36,1%) estão entre aquelas com os menores índices de isolamento social.

O monitoramento a partir de aplicativos em celulares, com base em dados disponibilizados pela empresa InLoco, confirma um comportamento diferente dos gaúchos nos finais de semana, quando o índice de isolamento, no último levantamento, ficou 44,4%. Nos dias úteis o percentual de quem evitou aglomerar-se ficou em 38,4%.

O estudo passou a ser apresentado aos integrantes do Gabinete de Crise do governo do Estado nas reuniões das segundas-feiras, quando são analisados os recursos de prefeituras e associações de municípios à versão preliminar do mapa do Distanciamento Controlado que passa vigorar no dia seguinte.

• Clique aqui e acesse o levantamento mais recente do isolamento social durante a pandemia.

Texto: Pepo Kerschner/Ascom SPGG – Comitê de Dados

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão