Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Estado dá início aos trabalhos do Comitê Gestor da Estratégia BIMGov

Metodologia tem por finalidade a melhoria na qualidade das obras e dos serviços de engenharia e arquitetura

Publicação:

Primeiro encontro do Comitê Gestor da Estratégia BIMGov-RS reuniu representantes de 10 secretarias e órgãos estaduais
Primeiro encontro do Comitê Gestor da Estratégia BIMGov-RS reuniu representantes de 10 secretarias e órgãos estaduais - Foto: Lucas Motzkus / Ascom SPGG

Representantes de 10 secretarias e órgãos do governo estadual deram início na quarta-feira (31/8) aos trabalhos do Comitê Gestor da Estratégia BIMGov-RS. Comandado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o grupo será o responsável pela implantação e fomento no governo do Estado do Building Information Modeling (BIM).

Conjunto de tecnologias e processos que permitem o uso de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, a metodologia BIM tem por finalidade a melhoria na qualidade das obras e dos serviços de engenharia, arquitetura e atividades relacionadas, facilitando todas as etapas de um projeto, desde o planejamento, passando pelo orçamento, construção até a sua manutenção.

O primeiro encontro do grupo, realizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), no centro de Porto Alegre, dá sequência à publicação pelo governo do Estado do decreto 56.311, em janeiro de 2022, que estabelece a estratégia estadual de implantação do BIM. No país, em 2019 o governo federal fez a publicação da sua estratégia, que serviu como referência para os documentos dos estados. Com o início dos trabalhos no RS, o Estado se junta ao Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina, unidades da federação que já têm em andamento estratégias de disseminação do BIM.

No RS, a implementação da Estratégia BIMGov está sendo gerida pelo Departamento de Governança e Inovação de TIC (DGTIC), vinculado à SPGG, e foi definida como um projeto estratégico, sendo monitorada pelo Acordo de Resultados do governo. Entre os objetivos da implantação está a realização de um projeto-piloto, que prevê um levantamento de nuvem de pontos por laser scanner do prédio do CAFF e da Secretaria da Educação, ambos situados no Complexo Administrativo do Estado, e a criação do Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM, que ficará localizado no 3º andar do CAFF.

Durante o encontro, que contou com uma apresentação do arquiteto Sérgio Leusin sobre os desafios para implantação de processos BIM, foi ressaltada ainda a inclusão do BIM na nova Lei de Licitações (14.133/21), publicada em abril de 2021 pelo governo federal e que atualizou as normas gerais de licitação e contratação pela administração pública. Conforme a legislação, a adoção do BIM será um diferencial na avaliação pelos governos das propostas encaminhadas nos certames.

"Como um projeto estratégico do Estado e de inovação, esta primeira reunião serviu para colocar todos os integrantes na mesma página e dar um ritmo para implantação da Estratégia BIM", destacou o titular da SPGG, Claudio Gastal.

Além da SPGG, fazem parte do Comitê Gestor da Estratégia BIMGov-RS, as secretarias de Obras e Habitação, que ocupa a secretaria executiva, Fazenda, Logística e Transportes, Inovação, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente e Infraestrutura, Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, além da Casa Civil, do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) e a Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs).

"É um processo novo no mundo inteiro, que não é fácil de implementar, pois tem que abranger todos os membros de uma cadeia. Com o BIM estamos vivenciando uma mudança de cultura", destaca a gerente do Projeto Estratégico BIMGov-RS, Deborah Goldenberg.

A previsão inicial é de que o comitê volte a se reunir em cerca de dois meses.

Texto: Vagner Benites, Ascom/SPPG
Edição: Secom

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão