Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Evento sobre Cultura Organizacional destaca o Valor de Servir

Projeto Envolver trouxe palestra de Clóvis de Barros Filho

Publicação:

Participantes do evento do Projeto Envolver no Youtube
Clóvis de Barros Filho falou sobre o Valor de Servir

As ações do Projeto Envolver para 2022 e o “Valor de Servir” foram tema de evento virtual nesta quarta-feira, no canal do Youtube da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. O encontro, mediado pela subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Iracema Castelo Branco, contou com a participação, em vídeo, do governador Ranolfo Vieira Júnior e do titular da SPGG, Claudio Gastal, que estavam em viagem oficial.

O projeto Envolver – Juntos pela Evolução do RS vem atuando desde 2021, com a participação de gestores e líderes na promoção de uma nova cultura organizacional no Estado, com objetivo de melhorar a prestação de serviços públicos e na valorização e aumento da autoestima dos servidores. A Betania Tanure Associados, parceira técnica do projeto, participou do encontro com a consultora Aldina Vickberg. Segundo ela, “cultura e liderança são faces da mesma moeda e, se não estiverem alinhadas, corre-se o risco de termos um funcionamento organizacional caótico, onde com cada um fazendo o que julga necessário, mas sem alinhamento”.

O evento teve a participação (em vídeo) de servidores que realizaram atividades nas primeiras etapas do Projeto Envolver. A subsecretária Iracema pontuou que essas ações integraram todas as secretarias de estado e que a promoção de uma nova cultura organizacional é uma das diversas ações que o governo está realizando na área de gestão e desenvolvimento de pessoas.

O Valor de Servir

O palestrante especial convidado para o evento, Clóvis de Barros Filho, é professor, palestrante e escritor, tendo impactado ao longo da carreira, milhões de pessoas em vários países. Barros Filho trouxe reflexões para os servidores sobre o “Valor de Servir”. Por quase uma hora, o palestrante falou sobre as particularidades do trabalho realizado pelos servidores. “Há a necessidade de que os servidores públicos se vejam com a importância que têm para a sociedade. Eles precisam ir a campo, conhecer as pessoas e saber a extensão do bem que eles proporcionam.”

Provocado por uma pergunta, para indicar um livro que impactasse a vida das pessoas, respondeu: “Queria surpreender indicando um livro que não é de filosofia, que é um dos livros que mais gostei na minha vida”, afirmou. O livro é Equador, de Miguel Sousa Tavares.

A palestra ficará disponível no canal da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão por seis meses. Assista a íntegra em https://www.youtube.com/watch?v=QIF8J01rwOc.

Saiba mais sobre o projeto Envolver em https://planejamento.rs.gov.br/projeto-envolver.

Texto: Thais D'Avila, Ascom/SPGG


Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão