Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Experiência no governo de Goiás é destaque na 24º edição do Fórum de Gestão de Pessoas do RS

Publicação:

Edição de agosto do fórum foi realizada na tarde desta quarta-feira (28/08)
Edição de agosto do fórum foi realizada na tarde desta quarta-feira (28/08)

"Não há como fazer transformação sem ter servidores engajados”, afirmou o convidado do 24º Fórum de Gestão de Pessoas do RS, Marcelo de Jesus Lima, na tarde desta quarta-feira (25/08). Gerente do Escritório Central de Processos da Secretaria Estadual da Administração de Goiás desde 2015, ele ministrou a palestra online A Gestão de Pessoas na Cadeia de Valor Integrada de Goiás e na Transformação dos Serviços Públicos para um público de cerca de 200 servidores de diversas secretarias e órgãos do governo estadual. “Estamos semeando a cultura de gestão por processos, passo a passo”, afirmou.

A apresentação detalhou o trabalho desenvolvido no estado de Goiás desde 2019, incluindo a criação da Jornada de Transformação dos Serviços Públicos. Gestor governamental de Tecnologia da Informação e especialista em Desenvolvimento Gerencial, Lima destacou a importância de qualquer organização definir estratégias, sabendo onde quer chegar, para executar projetos (entregas contínuas) nessa direção. “A única certeza que temos é de mudança, e para mudar temos de mudar a forma de fazer as coisas”, disse. Questionado sobre restrições orçamentárias, afirmou que, frente a uma determinação de reduzir gastos em no mínimo 20%, foi preciso "buscar, dentro do contexto difícil, encontrar as oportunidades e não só a ameaça.”

Durante o trabalho em Goiás, ainda em desenvolvimento, Lima relatou que foram encontradas lacunas nos processos, de serviços que o estado deveria entregar e falha, bem como resistências a mudanças. Como exemplo, o gestor citou o usuário que não consegue atendimento médico ou medicamento. "Será que é um problema só da ponta?”, questionou. Com uma visão do todo, é possível verificar se a falha é anterior, se faltou medicamento em tempo hábil porque não havia verbas, se falhou o planejamento para compra, entre outros possíveis motivos.

A pauta do 24º Fórum incluiu também temas como teletrabalho, regulamentação de promoções, vagas do Qualifica RS, pareceres da Procuradoria Geral do Estado relativos à aposentadoria e à Lei Geral de Proteção de Dados, fala do servidor Pedro Henrique Pimenta sobre "Os cinco estágios de aquisição de uma habilidade", além do retorno sobre o fórum anterior.

Os fóruns de gestão de pessoas são organizados mensalmente pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Direcionados a departamentos de Recursos Humanos, eles têm como objetivo compartilhar informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão