Experiência sobre gestão por competência de MG é destaque no Fórum de RHs

12ª edição do Fórum reuniu cerca de 210 servidores de diferentes órgãos do Governo Estadual - Foto: Vagner Benites/Ascom SPGG

A experiência do Estado de Minas Gerais na gestão do Desempenho por Competência de servidores foi um dos destaques da 12ª edição do Fórum de RHs do RS. No encontro, realizado de forma virtual, a diretora da Central de Desempenho e Desenvolvimento do estado mineiro, Luciana Assunção, e a superintendente central de Política de RH de MG, Maria Muniz, apresentaram informações sobre o plano desenvolvido na área de Gestão de Pessoas no estado do Sudeste desde 2007.

As servidoras destacaram os desafios para a implantação de uma cultura de avaliação em instituições públicas e a necessidade de construção de projetos estruturados, desde o mapeamento das competências até a avaliação efetiva. "É um processo que busca sair do foco de controle para o de desenvolvimento do profissional dentro da política de gestão de pessoas. Estamos há cerca de 15 anos nesse processo e mudar culturas não é algo fácil", destacou Maria.

Resultados e orientações

Além das convidadas externas, pautas domésticas também tiveram espaço no Fórum, que reuniu cerca de 210 servidores. A diretora de Recursos Humanos do Estado, Andrea Pasquini, apresentou o novo boletim de periodicidade quinzenal destinado aos representantes de Recursos Humanos dos órgãos e secretarias do Estado. Andrea relatou ainda os resultados gerais da 1ª Pesquisa sobre Teletrabalho no Serviço Público do Rio Grande do Sul, realizada por 20 dias entre julho e agosto.

Na sequência, a coordenadora da Escola de Governo (EGov), vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), apresentou a programação de setembro da EGov, que inclui eventos da série Egov Meet e cursos em parceria com a FGTAS, e pode ser acompanhada no site da Escola.

Já Thomaz Silva, da Divisão de Provimento e Vacância do Departamento de Recursos Humanos (Diprov/SPGG), abordou o fluxo para nomeação de Cargos de Confiança e designação de Funções Gratificadas no Estado, e Leonardo Justino, da Divisão de Direitos e Vantagens (Divan/SPGG) destacou as alterações no Sistema de Gerenciamento de Matérias (SGM), prevista para setembro, que estipula que os textos dos atos serão publicados na íntegra no Diário Oficial do Estado (DOE).

O fluxo de regimentos internos foi o tema da fala do chefe da Divisão de Modernização Administrativa (DMOD/SPGG), Leonardo Pietrobon, com destaque para a regulamentação trazida pela Instrução Normativa 04/2020. Já a diretora do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (Dmest/SPGG), Carla Martin Bravo, falou sobre a instrução normativa 07/2020, que aborda o sistema usado pelo departamento, o PDI, e estabelece procedimentos para encaminhar as demandas dos servidores.

Por fim, a Cartilha do Segurado, elaborada pelo IPE Saúde e destinada a todos os usuários com respostas a todas as dúvidas relativas ao atendimento e procedimentos relativos ao plano de saúde, foi apresentada pela servidora da autarquia Raquel Schneider.

Fórum de RHs

Iniciativa da Secretaria de Planejamento e iniciado em julho de 2019, o Fórum de RHs é realizado uma vez ao mês e busca o compartilhamento de informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual.

Texto: Vagner Benites Ascom/SPGG