Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Fisioterapia respiratória auxilia na recuperação de pacientes com Covid-19

No Dia Mundial da Saúde, SPGG ressalta a importância nos cuidados pós-infecção pelo coronavírus

Publicação:

Neste Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, o Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (Dmest/SPGG), destaca a importância dos cuidados aos pacientes que passaram pela Covid-19, em especial o papel da fisioterapia na reabilitação. Com o elevado número de casos e mortes provocados pelo novo coronavírus, fazer parte da lista de recuperados representa um grande alívio.

Conforme a fisioterapeuta Morgane Martin, convidada do Dmest para tratar a questão, com o avançar da pandemia, especialistas de diversas universidades espalhadas pelo mundo buscam agora compreender as sequelas deixadas pela doença no organismo. “Independente da gravidade da infecção, desde assintomática até os graus mais graves, são inúmeros os relatos de comprometimento de um ou mais órgãos dos pacientes, sendo o pulmão um dos mais acometidos”, explica.

Relatos como falta de ar e cansaço são muito frequentes. Conforme um estudo irlandês que acompanhou 153 pacientes recuperados da Covid-19 por até 75 dias após o diagnóstico, os sintomas apresentados no período pós-cura apareceram mesmo em pessoas que tiveram a doença em grau leve. Outro estudo desenvolvido por pesquisadores britânicos com 500 pacientes que estiveram hospitalizados mostrou que 70% dos envolvidos registraram comprometimento em um ou mais órgãos meses após a infecção, sendo que 60% tinham sequelas no pulmão.

Fisioterapia respiratória

Para minimizar as sequelas e auxiliar na reabilitação dos recuperados, a fisioterapia respiratória tem papel essencial na prevenção e no tratamento de disfunções causadas pela Covid-19. A partir da orientação profissional, as técnicas e exercícios respiratórios podem propiciar vários benefícios à função pulmonar, entre eles o fortalecimento dos músculos respiratórios, o aumento da resistência e da tolerância ao exercício, a redução da sensação de falta de ar, assim como a diminuição da ansiedade e do stress.

De acordo com Morgane, a busca por um profissional da área é fundamental para auxiliar em todo o processo.

"Cada pessoa tem suas particularidades especiais, portanto o treino deve respeitar essas particularidades. A seleção de exercícios deve ser realizada de forma individualizada, levando em conta comorbidades e sequelas que cada indivíduo apresenta", destaca a fisioterapeuta.

Jornada de Saúde do Servidor

Prevenção, cuidados e recuperação da covid-19 estarão na pauta da SPGG durante a II Jornada de Saúde do Servidor, prevista para maio. O encontro, promovido pelo Dmest, terá uma série de lives e contará com orientações de profissionais de diversas áreas, entre elas fisioterapia, dermatologia, medicina da família, educação física e saúde mental. Segundo a diretora do Dmest, Carla Bravo, também serão lançadas cartilhas com orientações sobre os temas abordados nas lives.

"Em meio a este período de tantas incertezas, fornecer informações e orientações qualificadas para o servidor é fundamental para auxiliar no enfrentamento a esta situação difícil", ressalta Carla.

 

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão