Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Fórum de Gestão de Pessoas fala sobre felicidade e engajamento no trabalho

Publicação:

Fórum de Gestão de Pessoas
Fórum de Gestão de Pessoas

A clássica cena final do discurso de O grande ditador, de Charles Chaplin, encerrou a palestra online Uma jornada para felicidade no engajamento no trabalho, ministrada por Patrícia Marinho nesta quarta-feira  (28 de julho), durante o 2 Fórum de Gestão de Pessoas do RS. "Felicidade é ciência”, disse a palestrante, que citou dados objetivos, como o fato de os países com maiores índices de felicidade, os nórdicos, desenvolverem políticas públicas voltadas ao bem-estar social.

Formada em Administração de Empresas e especialista em Psicologia Positiva: Ciência do Bem-Estar e Autorrealização pela PUC do Rio Grande do Sul, Patrícia é mestranda na Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, em Gestão para Competitividade Sustentável na linha de pesquisa de pessoas. Como bolsista na Fundação Brava no Insper, no Programa Avançado em Gestão Pública, pesquisou e defendeu A Felicidade como Política Pública, analisando os impactos na saúde e economia. “Psicologia positiva não é autoajuda, ela tenta salvar vidas”, afirmou a pesquisadora, lamentando os 800 mil casos de suicídio por ano no Brasil e os 14 milhões de brasileiros com transtornos mentais.

Patrícia lembrou que, em 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já previa que em 2020 a depressão seria a maior causa de afastamento de trabalho do mundo. Ela destacou o SUS e programas como o Bolsa Família entre políticas públicas brasileiras que merecem destaque e criticou a descentralização da política de saúde mental.

A campanha Servidor Público em Defesa da Vida também esteve na pauta do encontro, que teve participação de Gesiane Amansa, do Hemocentro do RS (Hemorgs). Ao lembrar que toda quarta quarta-feira do mês haverá transporte à disposição, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), para servidores que se dispuserem a doar sangue, Gesiane informou também que o processo todo não leva mais do que 30 minutos e uma única doação pode salvar até quatro vidas.

O 23º Fórum abordou ainda temas como vacinação contra covid, teletrabalho e atividades presenciais; pareceres sobre licença-prêmio e sobre atos de nomeação/exoneração e designação/dispensa retroativos; novo fluxo com Casa Civil para nomeações e designações de CCs e FGs; edital de manifestação de interesse no Projeto de Desenvolvimento em Gestão de Pessoas; alteração na agência de estágios, orientações do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (Dmest).

Os fóruns de gestão de pessoas são organizados mensalmente pela Assessoria de Comunicação (Ascom)e têm transmissão online. A iniciativa é da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Direcionados a departamentos de Recursos Humanos, eles têm como objetivo compartilhar informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão