Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Gestão de Pessoas é destaque no primeiro encontro de 2020 dos Fóruns de Diretores Administrativos e de RHs

Publicação:

Cerca de 75 servidores de diversos órgãos e secretarias do governo estadual acompanharam as apresentações
Cerca de 75 servidores de diversos órgãos e secretarias do governo estadual acompanharam as apresentações - Foto: Carolina Greiwe / Ascom Seplag
Por Vagner Benites, Ascom Seplag

Ações de modernização administrativa, com foco na gestão de pessoas, estarão entre as prioridades da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) para 2020. Esse tema foi o centro do debate na tarde desta quarta-feira (29/01), durante o primeiro encontro do ano dos Fóruns de Diretores Administrativos e de RHs do Rio Grande do Sul, realizado no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF).

Ao longo de três horas, cerca de 75 servidores de diversos órgãos e secretarias do governo estadual acompanharam as apresentações dos fóruns, que visam a consolidação de uma rede de colaboração entre os gestores. Na abertura do encontro, a titular da Seplag, Leany Lemos, destacou a formação dessa rede, no ano passado, e a necessidade de adequações em processos gerados a partir da Reforma RS.

"A gestão de pessoas é parte fundamental do planejamento estratégico da Seplag. E, desde que iniciamos o nosso trabalho, entendemos que olhar para o servidor é muito mais do que apenas cuidar da folha de pagamento. Ela exige também atenção especial ao desenvolvimento, formação e qualificação dessas pessoas", afirmou Leany.

Além da fala da secretária, o encontro contou com a participação do secretário adjunto de Gestão da Seplag, Marcelo Alves, que relatou as mudanças em curso no processo de gerenciamento dos contratos de estágios da administração estadual, que a partir de março serão centralizados na Pasta. As apresentações do programa RS Pessoas, feita pela subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Iracema Castelo Branco, e da Escola de Governo (Egov), comandada pela coordenadora Anelize Ferreira, também foram incluídas na programação desta quarta-feira.

A diretora do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (Dmest), Carla Bravo, destacou as ações de 2019 e os planos para 2020 na área, assim como fez a diretora do Departamento de Recursos Humanos (Dearh), Andrea Pasquini, em sua intervenção. O chefe da Divisão de Modernização do Dearh/Seplag, Leonardo Pietrobon, abordou ainda a padronização das estruturas e do regimento interno da Administração Direta.

Para encerrar o encontro, os técnicos tributários do Tesouro do Estado, vinculados à Secretaria da Fazenda (Sefaz), Jeanisse Reymunde e Agenor Canal, apresentaram as vantagens da plataforma Qlik Sense, lançada em 2016 com o intuito de auxiliar na gestão das informações relacionadas aos recursos humanos do governo.

"Estas ações em andamento focam na modernização dos processos e valorização do servidor por isso, acompanhar a execução desses programas é tão importante. Tanto o Fórum de RH quanto o Fórum de Diretores Administrativos são espaços fundamentais para que as diretrizes definidas cheguem até a ponta”, destacou Alves.

FÓRUNS

Criado pela Seplag com o objetivo de fortalecer os mecanismos de colaboração entre os diretores administrativos e também ampliar o conhecimento dos servidores sobre o trabalho em cada órgão do Estado, o Fórum dos Diretores Administrativos contou com cinco reuniões ao longo de 2019 e seguirá com atividades mensais neste ano. Já as oficinas mensais do Fórum de RHs buscam padronizar os procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual. No ano passado foram realizados cinco encontros, reunindo mais de 100 servidores.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão