Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Governo do Estado inicia treinamentos de servidores para uso do chat Copilot

Mais de 3,5 mil servidores participaram de atividade online

Publicação:

Novas capacitações para o público geral estão marcadas para os dias 9 e 16 de junho
Novas capacitações para o público geral estão marcadas para os dias 9 e 16 de junho - Foto: Reprodução

O Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), forneceu o primeiro treinamento sobre o chat Copilot, ferramenta de Inteligência Artificial (IA) da Microsoft integrada ao Office 365, para os servidores públicos estaduais na segunda-feira (2). A atividade, liderada pela Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital, foi realizada de forma online via Microsoft Teams. Mais de 3,5 mil servidores participaram remotamente da atividade.

Sob o tema “IA para todos: introdução ao Copilot chat e agentes”, o treinamento foi ministrada pelo consultor Daniel Morais. A atividade apresentou os primeiros passos sobre o uso da ferramenta – como ela é, a sua interface e algumas das suas utilizações. Uma das primeiras recomendações no treinamento ministrado por Daniel foi o uso mais detalhado de prompts para torná-los mais eficazes. “Se você pedir coisas genéricas ao Copilot, a tendência é que ele traga respostas também genéricas. Seja para ter resultados mais eficientes quanto para treinar o chat de acordo com o que você precisa, é preciso adicionar detalhes. Por exemplo: acrescentar contexto, objetivos, as expectativas e até mesmo o formato podem tornar o trabalho do servidor muito mais eficiente”, apontou Daniel Moraes.

O encontro online desta segunda foi o primeiro destinado a apresentar as possibilidades da IA aos servidores com o objetivo de aprimorar as entregas aos cidadãos. Entre as diversas funcionalidades, o chat Copilot foi projetado para auxiliar os usuários desde a criação de conteúdo até a análise de dados e a geração de visualizações. A ferramenta pode auxiliar também para ações de tradução e correção ortográfica, criação e revisão de textos, auxílio com dados e planilhas, estruturação de slides e ideias visuais, busca de notícias, leitura e análise de planilhas, PDFs e textos, entre outros.

Nos próximos dois meses, novas agendas serão marcadas para que os servidores possam conhecer as funcionalidades do chat Copilot. A próxima capacitação para o público geral está marcada para o dia 9 (segunda-feira), às 14h.

Até o final de julho, capacitações específicas para o uso mais avançado do Copilot 365, integrado às aplicações do Office 365, serão destinadas a usuários-chave.

Texto: Felipe Michalski, Ascom/SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão