Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Impactos da pandemia na saúde do servidor serão tema da 1ª Jornada de Saúde

Com participação de especialistas, palestras diárias tratarão das doenças que mais levam ao afastamento no serviço público

Publicação:

CABECALHO SYMPLA Jornada de Saude do Servidor1600X838px

Uma semana dedicada a abordar os cuidados com a saúde em tempos de pandemia e os temas que estão entre as maiores causas de afastamento das atividades profissionais. Este é o objetivo principal da I Jornada de Saúde do Servidor Público Estadual, evento que terá palestras diárias ao longo da próxima semana abordando situações desde a saúde mental, segurança e higiene no trabalho e os próprios desafios no acolhimento enquanto a sociedade ainda estará convivendo com a ameaça da Covid-19. Toda a programação será transmitida pelo youtube e as inscrições já estão abertas pelo site sympla.com/egovrs.

Iniciativa da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), através do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (Dmest), a I Jornada acontece entre os dias 5 e 9 de outubro, sempre a partir das 15 horas. Cada palestra tem duração prevista de 1h30. Conforme a diretora do Dmest, Carla Bravo, no encerramento de cada live será lançada uma cartilha com orientações específicas sobre o tema abordado naquele dia.

Entre as principais causas de afastamentos dos servidores estão aspectos relacionados com a saúde mental e problemas de ortopedia. “Percebe-se que muitas vezes pequenas atitudes do próprio servidor gerariam um autocuidado, evitando afastamentos e acidentes, dentre outros fatores”, explica a diretora. Esses fatores mais conhecidos, no entanto, tiveram agora o agravante de situações trazidas pela pandemia. “Todas essas mudanças na dinâmica de trabalho decorrentes da Covid-19 vêm um sentimento de dúvida, medo e ansiedade em grande parte da população, o que não é diferente no serviço público”, acrescentou Carla Bravo.

Com a expectativa de novas edições a cada semestre, a I Jornada tem o apoio da Escola de Governo (Egov/SPGG) e outros órgãos do Estado. O evento é aberto a todos os servidores estaduais e a participação garante certificação.

WhatsApp Image 2020 09 25 at 11 47 31

SERVIÇO

Quando: De 05 a 09 de outubro, sempre às 15h

Inscrições: sympla.com/egovrs

Onde assistir: youtube.com/seplagrs 

Texto: Pepo Kerschner Ascom/SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão