Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Live promovida pela Seplag destaca bem-estar em tempos de pandemia

Na audiência, estavam servidores de diversos órgãos e secretarias do governo estadual de Porto Alegre e do interior

Publicação:

-
- - Foto: Reprodução
Por Vagner Benites Ascom/Seplag

Riso, humor, felicidade e emoções foram algumas das palavras muito repetidas na tarde desta quinta-feira (14/05) durante a segunda edição do ciclo de debates "Esse papo me interessa". Realizado de forma virtual ao longo de quase 3 horas, o evento reuniu artistas, especialistas em saúde do trabalhador e servidores do Estado para abordar o tema "Bem-estar em tempos de pandemia"

Promovida pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e comandada pelo secretário adjunto de Gestão da Seplag, Marcelo Soares Alves, a Live contou com 550 visualizações na plataforma online em que foi disponibilizada, com até 215 participantes simultâneos. Na audiência, estavam servidores de diversos órgãos e secretarias do governo estadual, de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul.

Em tempos de pandemia, profissionais com vivências diversas se dispuseram a compartilhar suas experiências na Live, entre eles o instrutor de yoga do riso e formador de palhaços José Regino de Oliveira, a advogada e ativista do bom-humor e da alegria Juliana Arrué Dias, o especialista em bem-estar organizacional Felipe Goettems e os servidores do Programa de Saúde dos Servidores Públicos do RS (Proser) da Seplag, Kleber Rocha e Renata Borba. 

Canecas personalizadas do ciclo de debates "Esse papo me interessa" foram sorteadas entre os servidores que assistiam a Live
Canecas personalizadas do ciclo de debates "Esse papo me interessa" foram sorteadas entre os servidores que assistiam a Live - Foto: Reprodução
A transmissão foi aberta pela diretora de Recursos Humanos, Andrea Quadros Pasquini, que conduziu os espectadores em uma meditação guiada.

Aproveitar os momentos de isolamento físico e o tempo disponível para a busca de autoconhecimento foram destaque na fala de boas-vindas do secretário adjunto. "Para que a gente possa viver tudo que estamos passando na pandemia como um aprendizado é preciso deixar aflorar os sentimentos e vermos a nós mesmos. O riso é uma das formas que permite acessarmos essas emoções ", comentou Alves. 

Riso e gratidão

Diretamente de Brasília, José Regino abordou em sua fala a importância do riso no dia a dia e o seu poder de cura. O Mestre em Arte em Processos Composicionais Para a Cena pela Universidade de Brasília (UnB) ressaltou os efeitos benéficos de gargalhar para a saúde individual e dos ambientes em que estamos inseridos. 

"O riso traduz emoções, é um efeito. É uma resposta a algum estímulo. Ao rir você despeja uma quantidade de endorfina no seu organismo. Além disso, o riso é uma forma de comunicação, de aproximação e de quebrar barreiras", afirmou. 

A temática teve sequência com a participação de Juliana Dias, que compartilhou as experiências da palhaça Magnólia, personagem de suas apresentações em hospitais junto à ONG Doutorzinhos.  "Todo mundo pode ser um doador de riso. Todo mundo tem isso dentro de si. Rir para os outros é também um exercício de gratidão", destacou. 

O que é felicidade

Teorias da psicologia positiva foram trazidas na live pelo especialista em Felicidade no Trabalho Felipe Goettems. Em sua participação, ele destacou o conceito amplo de felicidade - maior do que apenas momentos de alegria - e também falou da importância de pensarmos no nosso propósito de vida, em realizações e nas relações afetivas que importam. 

"Buscar atividades que nos trazem essa sensação de alegria, aquela de perder a noção do tempo, são muito importantes, principalmente neste momento de pandemia. Conversar com alguém que se ama, ver uma série, fazer algo que nos dá prazer são ações que podem trazer essa sensação", afirmou. 

Para encerrar a participação dos especialistas, os servidores do Programa de Saúde dos Servidores Públicos do RS (Proser) da Seplag, Kleber Rocha e Renata Borba, fizeram uma análise sobre as emoções transmitidas por meio das artes. Rocha fez uma análise a partir da música e Renata destacou a abordagem construída no filme Divertida Mente, da Disney Pixar. 

Cooperação

O impacto do combate ao novo coronavírus em todo o planeta levanta ainda reflexões sobre o papel do Estado e dos servidores públicos na formação do mundo que queremos. Em sua fala ao final do encontro, a subsecretária de Gestão de Pessoas (Sugep) da Seplag, Iracema Castelo Branco, destacou a mudança nos rumos da sociedade, a importância da cooperação e o papel social dos servidores públicos na busca por caminhos em meio aos tempos de dificuldade.

"Nós estamos em um momento histórico, em que podemos mudar o nosso rumo enquanto sociedade. Em momentos de angústia como esse, a população sempre busca no Estado as respostas e nós, servidores públicos, somos parte disso. Nós somos importantes nessa transformação", finalizou. 

Ospa

O encerramento da live foi marcado pela participação especial do septeto de cordas, formado por alunos da Ospa Jovem. O repertório escolhido foi o 1º movimento da Primavera de Antonio Vivaldi, apresentado por Dhouglas Umabel (violino solo), Daniela Luz e Marina Zimmermann (violino 1), Júlia Varini (violino 2), Diego D’ávila (viola), Rafael Honório (cello) e Márcio Bolzan (baixo). 

Clique aqui e assista a participação do septeto de cordas da Ospa Jovem

Esse papo me interessa

A primeira edição do ciclo de debates "Esse papo me interessa" ocorreu em março com o tema "Mulheres: os desafios para a igualdade de gênero no Rio Grande do Sul". Novas edições estão previstas para os próximos meses. 

Confira abaixo o vídeo da Live:

00:00:00/00:00:00

Esse papo me interessa: Bem-estar em tempos de pandemia

Live organizada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do RS Crédito: SeplagRS

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão