Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Livro Genealogia dos Municípios do Rio Grande do Sul

Publicação:

Capa Genealogia
Os gráficos, textos e mapas ajudam a remontar nossas origens e toda a evolução desse processo de formação do Rio Grande do Sul.

Clique aqui e acesse o livro na íntegra

Faça download do livro em PDF

Diagrama da Árvore Genealógica dos Municípios

Um olhar para o passado para entender um pouco mais o presente e o futuro. Com esse princípio, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão publica a Genealogia dos Municípios do Rio Grande do Sul. Um livro que contribui para remontar e melhor compreender a evolução da divisão político-administrativa do Estado.

Assim como as famílias montam suas árvores genealógicas para descobrir a história de seus antepassados (e, por consequência, a sua própria), os municípios também têm uma origem a ser desvendada. Com base nisso, os organizadores e demais técnicos envolvidos na pesquisa que gerou esta publicação compilaram informações e disponibilizaram um esquema gráfico que apresenta, de maneira simples e didática, a dinâmica das emancipações no RS.

A transformação e o crescimento do Estado estão demonstrados em linhas do tempo. Da primeira divisão político-administrativa, em 1809, com apenas quatro municípios, até a mais atual, de 2013, com 497. 

O resultado é um documento histórico, destinado a pesquisadores, professores, estudantes, gestores e demais interessados em conhecer as raízes, o caule e as folhas dessa grande árvore repleta de história que é o Rio Grande do Sul.

Claudio Gastal
Secretário de Planejamento, 
Governança e Gestão do Estado

Dúvidas e sugestões: dgc@spgg.rs.gov.br

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão