Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Livro Governo Digital

Livro Governo Digital
Livro Governo Digital

Clique aqui e acesse o livro na íntegra

Livro Governo Digital 1.0  |  Livro Governo Digital 2.0

É com imenso prazer que compartilhamos com os integrantes do Governo e a sociedade gaúcha as principais ferramentas de tecnologia que marcam o período de 2015-2018. Este livro digital, escrito de forma colaborativa por todos aqueles que participaram da ideia inicial de cada ferramenta, de cada evolução do processo, agora, de forma resumida, nos conta um pouco dessa história. 

Um resultado que passa pela grande parceria estabelecida na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) com as demais secretarias e suas vinculadas visando a inovação da gestão pública com foco na melhoria da prestação de serviços interna e externa. Através do Acordo de Resultados estabelecemos desafios relevantes representados pelas metas fixadas em comum acordo com todos aqueles que interagem no dia-a-dia da administração estadual.

Além do conjunto de projetos prioritários do governo, estabelecemos indicadores, com métricas consagrados, bem como a avaliação de eficiência de gestão. Em cada recorte desse monitoramento apareceu a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), como ferramenta básica para atingir novos patamares de resultados e entregas.

Nesse sentido, mobilizamos os profissionais em todo o governo de forma a torná-los protagonistas de sugestões e realizações no âmbito da tecnologia. Os resultados foram surpreendentes tanto para o público interno quanto para os usuários externos.

Ferramentas como o PROA, que tornou obsoleto o processo administrativo físico, conhecido como “capa-branca”, e o aplicativo de celular Facilita RS, que trouxe a centralização dos serviços digitais do Estado na palma da mão das pessoas, já são uma marca na evolução digital do Rio Grande do Sul. Outros exemplos são as ferramentas que possibilitaram os serviços online da Junta Digital, assim como o SOL (Sistema Online de Licenciamento Ambiental), Vigilância Sanitária, Secretaria de Fazenda e o PPCI nos Corpo de Bombeiros nos mostram a nova forma de recepção dos investidores no Rio Grande.

Soluções como a Rede de Inteligência para o Cidadão utilizando Inteligência Artificial (IA) serão incorporadas ao nosso dia-a-dia melhorando a aderência dos programas e políticas públicos às necessidades das pessoas.

O processo continua, pois temos um cronograma de novos serviços e entregas a serem implementadas em todas as secretarias e organizações vinculadas. Assim, juntos comemoramos esse registro de cocriação e compartilhamento de ideias em favor do propósito maior de tornar o Rio Grande do Sul um lugar melhor para se viver.

Claudio Gastal
Secretário de Planejamento, 
Governança e Gestão do Estado

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão