Mais de 5 mil servidores participam das capacitações do Estado em inteligência artificial
Chat Copilot está disponível para todos os servidores estaduais
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Na segunda-feira (16), foi concluída a etapa dos treinamentos voltados a todos os servidores da Administração Direta sobre ferramentas de inteligência artificial (IA) da Microsoft, especialmente o chat Copilot, funcionalidade integrada ao Office 365. O treinamento foi realizado de forma online via Microsoft Teams pelo Governo do Estado via Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e reuniu mais de 5 mil participantes em três etapas, nos dias 2, 9 e 16 de junho.
Sob o tema “IA para todos: introdução ao Copilot chat e agentes”, os treinamentos foram ministrados pelo Consultor Power Platform/Modern Work Daniel Moraes. O consultor apresentou do básico ao avançado - como a ferramenta funciona, o que é a família Office 365, entre outros. O enfoque, porém, ficou no chat Copilot, inteligência artificial da Microsoft que, assim como outras ferramentas semelhantes no mercado, responde a comandos feitos pelos usuários. Entre as mais diversas funcionalidades, o chat Copilot pode auxiliar os usuários da criação de conteúdo, na análise de dados e geração de visualizações, além de ações de tradução e correção ortográfica, criação e revisão de textos.
Pela vasta gama de possibilidades oferecidas pela tecnologia e com o objetivo de realizar um uso mais eficiente da ferramenta, Moraes passou parte do treinamento ensinando como os usuários podem obter respostas mais precisas do Copilot: “Quanto mais genérico for o seu prompt, mais provável que ele traga respostas genéricas e pouco precisas. Porém, quanto mais detalhes, quanto mais contexto e quanto melhor for a delimitação, maior a tendência que a ferramenta traga resultados mais próximos do que o servidor precisa”, aponta.
O treinamento também apresentou as diferenças entre a plataforma gratuita do Copilot — disponível aos mais de 56 mil servidores estaduais — da plataforma corporativa aprimorada, destinada a cerca de dois mil usuários-chaves selecionados em todas as secretarias. A conta corporativa, além de garantir segurança e privacidade nos dados, permite o cruzamento de dados já utilizados pelo servidor em outros programas do Office 365, como o Word e o PowerPoint, o que dá ao sistema de IA um histórico prévio de dados que possibilita o uso mais preciso da plataforma.
A secretária da SPGG, Danielle Calazans, afirmou estar empolgada com a ferramenta. “A inteligência artificial representa para o estado uma mudança de cultura que veio pra trazer mais eficiência e agilidade ao serviço público. Acredito que, com essa mudança de cultura e com o devido treinamento dos nossos quadros de servidores, nos tornamos capazes de atender de forma cada vez mais célere as demandas da sociedade gaúcha”, comentou.
A proposta do Microsoft Copilot 365 está conectada à nova Estratégia de Inteligência Artificial para a Administração Pública Estadual, coordenada na SPGG pela Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital. A estratégia se ancora em quatro pilares: ampliação das competências humanas, transformação das políticas públicas, aprendizado e fortalecimento institucional e uso das tecnologias como solução para a vida. A ferramenta gratuita já está disponível para todos os servidores da Administração Direta.
Texto: Felipe Michalski