Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Nona edição do Fórum de RHs reforça orientações a servidores durante pandemia

Publicação:

O encontro foi coordenado pela diretora de Recursos Humanos do Estado, Andrea Pasquini
O encontro foi coordenado pela diretora de Recursos Humanos do Estado, Andrea Pasquini - Foto: Vagner Benites Ascom/Seplag
Por Vagner Benites Ascom/Seplag

Dando sequência aos encontros realizados de forma virtual, o Fórum de RHs do Rio Grande do Sul teve sua nona edição na tarde desta quarta-feira (27/05). Questões administrativas relativas às férias de servidores e perícia médica estiveram na pauta da reunião, assim como orientações da Super Estágios, nova empresa responsável pela integração de estágios junto ao governo do Estado. Informações sobre o serviço de perícia médica, a apresentação do aplicativo do Servidor e ainda as ações do Detran durante a pandemia do coronavírus também foram abordados.

O encontro, realizado pelo Departamento de Recursos Humanos (Dearh) e pela Escola de Governo (EGov), ambos vinculadas à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) contou com cerca de 165 participantes dos setores de recursos humanos de diversos órgãos e secretarias do governo estadual.

"A experiência do Fórum de RHs neste momento de pandemia tem sido muito agregadora. Estamos passando virtualmente diretrizes e tentando fazer os alinhamentos necessários para que a informação continue chegando na ponta da melhor forma possível", destaca a diretora do Dearh/Seplag, Andrea Pasquini.

Nona edição

O encontro teve início com a fala de Andrea e da servidora da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Juliana Debaquer, sobre a conversão em pecúnia das férias. A representante da Sefaz também falou sobre as férias aos servidores estatutários no IFRHE.

A reunião teve sequência com orientações das servidoras do Dearh, Jéssica Gertz, e do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (Dmest), Carmem Vieira e Carla Bravo, sobre questões vinculadas ao sistema RHE e a pandemia. O representante da Super Estágios, Gerson Araújo, também participou do Fórum repassando novas orientações sobre o uso da plataforma de serviços.

Os servidores do Laboratório de Inovação (Labinoava) Lucas Benz, e da Sefaz, José Eduardo Brasil, fizeram apresentações sobre o Aplicativo do Servidor, que permite o acesso via smartphone a serviços importantes aos trabalhadores. Para encerrar os debates, a servidora do Detran, Gabriela Cardia, abordou as ações desenvolvidas pelo órgão durante a pandemia.

"Manter a comunicação neste período é importante em função dos novos fluxos e processos que estão em desenvolvimento. Além das formas tradicionais de contato, como e-mail, o fórum é um momento fundamental para reforçar as informações, para que possam ser internalizadas da melhor forma possível", ressalta Andrea.

Fórum de RHs

O encontro de maio foi a nona edição do Fórum de RHs do Estado do Rio Grande do Sul. Iniciado em julho de 2019, ele é uma iniciativa da Seplag e busca padronizar os procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo. As reuniões são realizadas uma vez ao mês.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão