Após restruturação, Escola de Governo é apresentada aos integrantes do Fórum de RHs
Publicação:
Na abertura do IV Fórum de RHs do Estado, na tarde desta quarta-feira (12/11), a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepag), Leany Lemos, reafirmou a importância de buscar a qualificação dos servidores através de políticas de cooperação entre os diferentes setores do governo. “Queremos criar este alinhamento para compartilhar boas práticas. Por vezes, o colega tem a solução que estamos buscando”, destacou a secretária. Ela salientou o papel que a Escola de Governo (EGov) terá, a partir de sua restruturação, no sentido de instituir uma rede de capacitação no serviço público.
Conforme a coordenadora da Escola, Anelize Davila Ferreira, a participação no Fórum teve como objetivo recolher dos responsáveis pelos RHs de todo o governo as principais necessidades de cada setor em termos de capacitação. “Com isso, queremos estabelecer um calendário de cursos que serão realizados ao longo de 2020”, observou ela.
A quarta edição da oficina abordou, também, os novos critérios que a Emenda à Constituição Estadual 76/2019 introduziu na averbação de tempo de serviço externo ao Estado. Foram esclarecidas dúvidas a partir de um parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) sobre o tema, em especial sobre os reflexos nas vantagens temporais dos servidores públicos. “Estávamos com muitos processos que dependiam desta orientação de como proceder nestes casos”, comentou a diretora do Departamento e Recursos Humanos (Dearh/Seplag), Andrea Quadros Pasquini.
Também durante o Fórum, houve a participação da superintendente de Recursos Humanos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Rosana Cavalheiro, que apresentou o plano de gestão de pessoas da autarquia. Organizado conjuntamento entre o Dearh/Seplag e a EGov, o encontro ocorreu no auditório do 20º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) e contou com a presença da subsecretária de Gestão de Pessoas (Sugep), Iracema Castelo Branco.