Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Projeto Envolver promove trilhas de desenvolvimento aos gestores

Publicação:

 -
-

O “Projeto Envolver-Juntos pela Evolução do RS”, criado com o objetivo de construir uma cultura organizacional com foco no resultado, no cidadão e na elevação da autoestima de cada servidor, entra em nova etapa a partir desta semana. Na sequência da realização de diagnóstico e reuniões com secretários e gestores de todas as pastas do governo estadual, e a sensibilização de todos os servidores através de reuniões virtuais, estilo lives, a iniciativa passa a trabalhar nas Trilhas de Desenvolvimento. As atividades estarão abertas à participação dos gestores a partir de 30 de agosto e vão até o início de dezembro.

São quatro trilhas: Liderança, Cultura e Mudança, Equipes e Habilidades de Liderança.  Os participantes terão que realizar uma parte da atividade offline, assistindo as aulas e lendo o material de apoio, e também integrarão reuniões online com colegas de diferentes órgãos.  Todos os gestores que cumprirem a agenda das atividades, prevista em 40 horas de formação, receberão certificado.

Desde o começo do ano, uma série de ações envolvendo pessoas que ocupam cargos de liderança vem sendo realizada, para promover que os chamados direcionadores da cultura organizacional sejam adotados em todos os níveis do Serviço Público. Os direcionadores são os comportamentos que vão sustentar as ações estratégicas do Estado no processo de evolução, e foram identificados nas primeiras etapas do projeto pelos próprios secretários e seus gestores. São quatro pontos que precisam ser fortalecidos, como “fazer bem feito sempre” e outros quatro que devem ser enfrentados, como acomodação e omissão.

Para a Subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Iracema Castelo Branco, a nova etapa do Envolver busca desenvolver todos os gestores do Estado no seu papel de liderança, promovendo um espaço de aprendizado e de troca de experiência. “O líder tem a importante tarefa de direcionar o comportamento coletivo da sua equipe para que todos possam entregar o seu melhor de forma harmônica e saudável”.

Sobre o Projeto

O “Projeto Envolver - Juntos pela Evolução do RS” é iniciativa do Governo do Estado, com apoio da Comunitas e parceria técnica da Consultoria Betania Tanure Associados. O Envolver propõe a construção de uma Cultura de maior protagonismo e foco em soluções para gerar resultados cada vez mais consistentes para os cidadãos e para a sociedade e está em sintonia com o propósito do Governo de promover a mudança de paradigma. O projeto é liderado pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SPGG.

Texto:  Thaís D'Avila, Ascom/SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão