Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Reflexão sobre talentos únicos marca 21º edição do Fórum de RHs do RS

Encontro virtual reuniu cerca de 200 servidores na tarde desta quarta-feira (26/5)

Publicação:

Com o servidor da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) Diônifer Alan da Silveira simulando a voz de Louis Armostrong em um trecho da canção "What a Wonderful World" o 21º Fórum de RHs do RS foi concluído na tarde desta quarta-feira (26/5). A consultora da Quinto Fator Gestão Estratégica de Pessoas, Carmen Piccini, convidada especial desta edição do evento virtual, levou os cerca de 200 participantes a refletirem sobre os seus talentos únicos. Por cerca de uma hora, a profissional, que se define como “evangelizadora de talentos”, defendeu em sua fala uma mudança de paradigma.

Segundo a especialista em mentoria e treinamento (coaching) executivo, é preciso desviar o foco das fraquezas e investir tempo nas forças. Se for muito difícil, sugere que no início, pelo menos, o olhar seja dirigido também para as forças. “Tudo começa com identificar nossos talentos”, afirmou Carmen. A partir daí, buscar conhecimentos e desenvolver habilidades que potencializem os talentos é o caminho a ser buscado. O processo de transformar um talento em ponto forte exige muita prática, destacou a convidada.

Para ampliar o autoconhecimento e aproveitar no dia a dia as nossas potencialidades, Carmen recomendou em sua fala uma reflexão sobre o que amávamos fazer quando crianças. Depois, observar, anotar e refletir sobre as atividades atuais, procurando identificar aquelas que fazemos bem, obtendo excelente resultado; as que procuramos instintivamente, seja nos apresentando como voluntários, seja escolhendo fazer quando podemos optar; aquelas que nos mantêm focados quando as executamos; e, finalmente, as que fazem nos sentirmos realizados e autênticos.

Carmen afirmou ainda em sua fala no evento que usar os pontos fortes todos os dias é a chave para o sucesso, engajamento e bem-estar. "Que tal participar da Revolução dos Pontos Fortes?”, ressaltou.

Demais pautas

Comandada pela diretora do Departamento de Gestão de Pessoas do Rio Grande do Sul, Andrea Pasquini, a 21ª edição do Fórum de RHs também destacou questões específicas destinadas aos profissionais de recursos humanos das secretarias e órgãos do governo estadual, entre elas o status da normativa do Teletrabalho e as novas vagas abertas para seleção no Qualifica RS. Questões sobre a qualificação cadastral descentralizada nos RHs e as frequências e o módulo de Declaração de Bens e Rendas no portal RHE também ganharam espaço no encontro, além dos informativos do Departamento de Perícia Médica do Estado (Dmest) e as orientações sobre os processos de Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).

Fórum de RHs

Os fóruns de RHs são organizados mensalmente e são uma iniciativa da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Direcionados aos departamentos de Recursos Humanos, têm como objetivo compartilhar informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão