Seplag pretende criar rede para capacitação dos servidores
Publicação:
Oferecer trilhas de capacitação dos servidores públicos respeitando as necessidades e as características de cada área da gestão pública. É com esse objetivo que a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Leany Lemos, anunciou nesta quarta-feira (25/09) a intenção de criar uma rede de Escolas de Governo entre as diferentes secretarias. “Estamos desenvolvendo toda uma reestruturação em termos de gestão de pessoas e acredito que possamos avançar muito na qualificação das equipes a partir da colaboração”, salientou ela, na abertura do III Fórum de RHs do Estado, realizado no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).
A secretária disse que vem trabalhando numa parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e destacou o papel do servidor público na execução das políticas em favor da sociedade. “Atuar no serviço público é uma escolha, trata-se de uma missão”, acrescentou. Ela aproveitou o encontro para apresentar a nova subsecretária de Gestão de Pessoas (Sugep), Iracema Castelo Branco, e a futura diretora de Recursos Humanos, Andrea Quadros Pasquini. Ambas foram selecionadas por meio do Qualifica RS, um programa inovador de seleção de pessoas para postos de liderança na administração pública. O programa também definiu outra posição estratégica da Seplag: a diretora da Escola de Governo, Aneliza Davila Ferreira.
Com a participação de responsáveis pelos setores e RH de todo o governo, a terceira edição do Fórum teve entre os assuntos da pauta orientações para os processos de aposentadoria dos servidores públicos, em especial abordando as diretrizes que constam em pareceres da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) sobre o tema. O evento tratou também da concessão automática de férias para funcionários regidos pela Consolidação das Leis Trabalhista (CLT) e ações previstas no âmbito do Programa de Saúde dos Servidores Públicos do Estado(Proser).
Iniciativa da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), as oficinas mensais buscam padronizar os procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo. Medida semelhante também já foi adotada em relação às diretorias administrativas.