Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

SPGG divulga resultados e iniciativas realizadas a partir da Pesquisa de Clima e Engajamento

Questionário foi aplicado a servidores de duas secretarias estaduais e respostas orientaram ações da administração

Publicação:

SPGG divulga resultados e iniciativas realizadas a partir da pesquisa de Clima e Engajamento
- Foto: Lucas Motzkus, Ascom/SPGG

Os resultados da Pesquisa de Clima e Engajamento aplicada em duas secretarias do governo estadual foram divulgados na tarde desta quinta-feira (3/11) pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Realizado na própria SPGG e na Secretaria da Cultura (Sedac) em novembro de 2021, o questionário é um dos instrumentos da Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do Estado do RS e serviu para subsidiar a tomada de decisões da administração na área. Os resultados reverteram em ações tomadas ao longo do último ano, também expostos no encontro.

Composta por 53 questões, a pesquisa teve a adesão espontânea de 64% dos servidores na SPGG e 61% na Sedac. Iniciativa da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep), vinculada à SPGG, a Pesquisa de Clima e Engajamento tem por objetivo principal identificar a percepção e o sentimento dos agentes públicos em relação à cultura e ao clima organizacionais. Na prática, é uma ferramenta que permite a cada agente público expressar a sua opinião sobre o ambiente de trabalho, além de captar a sua energia para servir à sociedade.

"Quando você realiza um processo desses, você tira da inércia, faz com que as pessoas se movimentem. E o mais fácil para cair no descrédito ou na desmotivação é você não dar o retorno, não só em termos de informações, mas também daquilo que está sendo feito para atender aquelas oportunidades de melhoria. É importante que este trabalho seja mantido como prática sistemática da gestão", ressaltou o titular da SPGG, Claudio Gastal.

Secretário Claudio Gastal participou da apresentação dos resultados
Secretário Claudio Gastal participou da apresentação dos resultados - Foto: Lucas Motzkus, Ascom/SPGG

No encontro, a subsecretária da Sugep, Iracema Castelo Branco, e o subsecretário de Administração da SPGG, Rômulo Mérida Campos, apresentaram as ações implementadas e em andamento em resposta aos resultados do questionário.

"Pesquisa de clima e engajamento é mais uma inovação em Gestão de Pessoas no RS, importante instrumento para ouvirmos os nossos agentes públicos e podermos atuar nas demandas de forma a aumentar a qualidade de vida no trabalho e no aumento do engajamento para entregarmos cada vez mais serviços de qualidade à sociedade", destaca a subsecretária Iracema.

A segunda edição da Pesquisa de Clima e Engajamento está prevista para a segunda quinzena de novembro. Além da SPGG e da Sedac, também será realizada na Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS).

Texto: Vagner Benites, Ascom/SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão