Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

SPGG terá projeto piloto de Gestão de Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas

Publicação:

-
- - Foto: Lucas Motzkus

O Governo do Rio Grande do Sul lançou nesta semana o projeto de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas. O processo será adotado como projeto piloto na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e posteriormente expandido para outras secretarias. O trabalho tem como objetivo cumprir com as estratégias das políticas públicas, por meio do desenvolvimento dos agentes públicos, identificando pontos de melhoria e aproveitando competências, além de proporcionar momentos de feedback.

O projeto foi desenvolvido pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas a partir de capacitações realizadas em parceria com a Vamos, conjunto formado pela Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org, e a organização da sociedade civil Vetor Brasil. “Obtivemos know-how e desenvolvemos a elaboração da matriz de competências dos agentes públicos em conjunto a área de gestão de pessoas setoriais do estado”, afirma a subsecretária Iracema Castelo Branco. Todas as lideranças da SPGG passarão por um alinhamento e trilha de capacitação.

As metas do Acordo de Resultados também estão dentro do projeto e serão desdobradas até o nível de Departamento, e o atingimento das metas fará parte do desempenho do servidor. Para o secretário Claudio Gastal, o projeto agrega ao serviço público pois “desenvolve os agentes para melhor cumprir as estratégias e prevê a construção de uma matriz de reconhecimento não pecuniário àqueles que se destacam”.

Texto: Thais D'Avila

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão