Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Tese de doutorado de servidor do DEE é escolhida a melhor do país pelo Conselho de Economia

Publicação:

Tese de Torezani foi defendida em dezembro de 2018
Tese de Torezani foi defendida em dezembro de 2018 - Foto: divulgação
Por Vagner Benites, Ascom Seplag

A tese defendida pelo servidor do Departamento de Economia e Estatística (DEE) Tomás Amaral Torezani acaba de conquistar o primeiro lugar do XXV Prêmio Brasil de Economia na categoria "Tese de Doutorado". Promovida pelo Conselho Federal de Economia (COFECON), a distinção é uma das mais importantes do país na área de Economia.

O trabalho desenvolvido pelo pesquisador do DEE, apresentado em dezembro de 2018, tem o título “Evolução da produtividade brasileira: mudança estrutural e dinâmica tecnológica em uma abordagem multissetorial” e foi realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sob a orientação dos professores André Moreira Cunha e Henrique Morrone.

Na tese, Torezani aprofunda a análise dos padrões de desenvolvimento de vários países, com atenção especial ao Brasil, e aponta caminhos necessários para um crescimento econômico de longo prazo.

Natural de Vitória, no Espírito Santo, Torezani tem 32 anos e pertence ao quadro de servidores do Estado desde dezembro de 2014, inicialmente na Fundação de Economia e Estatística e agora no DEE, vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

"O convívio e a contribuição dos colegas foram importantes para chegar a este resultado final", afirma o servidor, que teve a tese aprovada com louvor.

A premiação está prevista para o dia 16 de outubro, durante a cerimônia de abertura do XXIII Congresso Brasileiro de Economia, em Florianópolis (SC).

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão