Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Troca de experiências marca último encontro do Fórum de RHs de 2019

Publicação:

Fórum voltará a ser realizado em 2020
Fórum voltará a ser realizado em 2020 - Foto: Carolina Greiwe / Ascom Seplag
Por Vagner Benites, Ascom Seplag

Demandas para novas capacitações, reformulação de procedimentos administrativos e experiências de sucesso na gestão de pessoas no setor público foram alguns dos temas abordados na quinta e última edição de 2019 do Fórum de RHs do Estado. Realizado na tarde desta sexta-feira (13/12), o encontro reuniu 65 representantes dos departamentos de recursos humanos dos órgãos e secretarias da administração pública estadual para uma troca de experiências no auditório do 20º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).

Iniciativa da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), as oficinas mensais buscam padronizar os procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo. O V Fórum iniciou com a fala da coordenadora da Escola de Governo (EGov), Anelize Davila Ferreira, que orientou os presentes na elaboração dos pedidos para cursos e capacitações a serem realizados ao longo de 2020. “Estas solicitações devem ser encaminhadas até o dia 20 de dezembro para constarem no planejamento anual do departamento”, salientou ela.

Na sequência, a automatização do procedimento operacional para ingresso dos servidores em Cargo de Confiança (CCs) e concessão das Funções Gratificadas (FGs) foi apresentada pelo chefe da Divisão de Modernização do Dearh/Seplag, Leonardo Pietrobon. O processo mapeado foi compartilhado com os presentes para validação e envio de sugestões de modificação antes de ser finalizado e implementado em âmbito estadual.

A utilização do Sistema de Gerenciamento de Matérias e a sua integração ao sistema do RHE foi a pauta trazida pelo chefe da Divisão de Vantagens do Dearh/Seplag, Leonardo Pietrobon. Tornar a publicação dos atos oficiais mais célere e com menor índice de erros foram os principais vantagens destacadas pelo servidor aos colegas.

Experiências de sucesso

A partir de 2020, o gerenciamento de todos os contratos de estágio da administração estadual será de responsabilidade da Seplag. Por conta desta mudança, a quinta edição do Fórum também foi a oportunidade de apresentar o novo termo de referência dos Estágios, bem como tirar dúvidas dos presentes. A tarefa foi liderada pelo servidor Luis Oliveira, do Dirhu/Dearh.

Na sequência, a experiência de sucesso da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) com o projeto de Preparação à Aposentadoria também foi apresentada, com o relato da servidora da pasta, Adriana Oliveira da Silva. A reunião foi concluída com orientações sobre o decreto de recesso de final de ano da administração pública e também sobre adequações no ponto eletrônico feitas pela diretora do Dearh/Seplag, Andrea Pasquini.

Uma das organizadoras dos encontros de 2019, Andrea destacou os resultados positivos das cinco edições do Fórum e também a continuidade para o próximo ano das atividades, já a partir de janeiro. "Vejo que este tem sido um ambiente de agregar, de troca de experiências e formação de rede. Este movimento é muito importante para criar a sinergia necessária para que o resultado apareça lá na ponta e beneficie servidores e o cidadão", afirma.

A subsecretária de gestão de pessoas, subsecretária de Gestão de Pessoas (Sugep) da Seplag, Iracema Castelo Branco, encerrou o encontro destacando a grande conquista que a implantação do Fórum de RH representou em 2019.

“A organização e gestão da área operacional, com a automatização e padronização de processos, e o desenvolvimento de lideranças são algumas das nossas diretrizes. O Fórum representou um grande passo para um maior alinhamento entre as áreas no que diz respeito à gestão de pessoas”, ressaltou.

Fórum de RH

No primeiro encontro, em 16 de julho, a qualificação cadastral, saúde do trabalhador (PDI) e os processos que envolvem cedência de servidores foram trabalhados. No II Fórum, em 22 de agosto, situações da área previdenciária (RS Prev), solicitação de benefícios e licenças médicas, mandatos classistas e validação das averbações estiveram em pauta.

A terceira edição, em 25 de setembro, tratou das orientações para processos de aposentadoria de servidores enquanto o quarto encontro, em 12 de novembro, falou sobre a instituição de uma rede de capacitação no serviço público.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão