Troca de experiências sobre teletrabalho é destaque no 22º Fórum de RHs

-

O 22º Fórum de RHs do RS, realizado nesta quarta-feira (30/6), teve como ponto alto a exposição do projeto de implantação de teletrabalho da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (Fase). O relato foi feito por Marta Nileni Alves Gomes, Aline Frieling e Karen Finkler, integrantes do Grupo de Trabalho (GT) sobre o tema na Fase. Estudo de Redução de Despesas, realizado pelo núcleo de orçamento da fundação, projeta uma economia de R$ 3,82 milhões em um período de quatro anos (2019 a 2022).

Somente em diárias, as projeções são de quase R$ 200 mil economizados nesse período, informou Karen Finkler. “Temos dados muito bons no tocante eficiência”, disse a servidora. Mudança de paradigma para gestão, foco em resultados em vez de em horas trabalhadas, maior transparência e meritocracia na avaliação das entregas, além de sistemática única para avaliar o desempenho são desafios apontados para pôr em prática a nova modalidade. O material do GT Fase e dos demais temas abordados no encontro virtual pode ser acessado por todos os interessados neste link.

A pauta do 22º Fórum incluiu ainda um retorno sobre o 21º Fórum de RHs, bem como relatos sobre as entregas do projeto Solidariedade Integrada, pareceres a respeito da gratificação de permanência e do termo compromisso de estágio, alteração da Agência Integradora dos Estágios, indenizações de férias e licenças-prêmio, campanha Boas Práticas de Segurança, projeto Envolver e mudança de fluxo para encaminhamento de IR por doença grave e processos de PPP.

Realizados desde julho de 2019, os fóruns de RHs são organizados mensalmente pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Direcionados a departamentos de Recursos Humanos, eles têm como objetivo compartilhar informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual.