Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Último Fórum de RHs de 2020 destaca política de gestão de pessoas do Estado

Encontro foi momento para avaliações e apresentação do planejamento para o próximo ano na área de recursos humanos

Publicação:

16º Edição do Fórum contou com a participação de cerca de 180 servidores de diversos órgãos e secretarias do Estado
16º Edição do Fórum contou com a participação de cerca de 180 servidores de diversos órgãos e secretarias do Estado - Foto: Carolina Greiwe Ascom/Seplag

Fim de ano é tempo tradicional para avaliações e planejamento de atividades do próximo período. A edição de dezembro do Fórum de RHs do Estado, realizada nesta quarta-feira (16/12), não fugiu à regra e foi o momento para olhar com atenção às ações dos departamentos e divisões que compõem a Subsecretaria de Gestão de Pessoas, vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (Sugep/SPGG), no ano em que a pandemia do coronavírus forçou adaptações em todos os planos. Além disso, o Fórum também foi palco para convidar os profissionais de recursos humanos do governo do RS a pensarem nos temas que gostariam de ver abordados nos encontros de 2021.

A subsecretária de Gestão de Pessoas da SPGG, Iracema Castelo Branco, destacou em sua participação a política de gestão de pessoas que está sendo implementada pela administração estadual e que objetiva superar a cultura operacional a que tradicionalmente os RHs padecem. A consolidação do Qualifica RS como ferramenta de seleção de gestores para postos chaves do governo foi apontado como um dos exemplos positivos de 2020. Para 2021, a subsecretária apresentou as linhas gerais dos novos projetos estruturantes, que incluem a formação da rede estratégica de gestão de pessoas e iniciativas que contribuam para uma mudança de processos e de cultura.

"A mudança de cultura é fundamental para alcançarmos novos patamares na gestão de pessoas e isso só pode ser atingido de forma conjunta. Para 2021, seguiremos nesse caminho, com esforços para a implementação de avaliações por desempenho e para a gestão com base em competências", ressaltou Iracema.

Alterações no organograma da Sugep para 2021 foram ainda apresentadas no encontro virtual desta quarta-feira, que contou com a participação de cerca de 180 servidores.

“O último Fórum dos RHs do RS de 2020 propiciou que todos integrantes conhecessem os principais realizáveis ao longo deste ano e os principais projetos para 2021 no âmbito da Subsecretaria de Gestão de Pessoas, envolvendo DEARH, EGOV e DMEST, sendo um momento rico da otimização da comunicação e integração dos RHs do Estado”, destacou a diretora de Recursos Humanos do Estado, Andrea Pasquini.

Outros temas

Além das avaliações de 2020 e dando sequência ao tema levantado na edição de novembro do Fórum, o encontro virtual dedicou o segundo momento para explicações das mudanças nas normas para concessão das aposentadorias na administração pública. Desta vez, as normas para o Magistério, categoria mais afetada pelas mudanças impostas na Reforma da Previdência e na Reforma RS, foram apresentadas pela gerente de Aposentadorias do IPE Prev, Cinara Regina Francisco.

Fórum de RHs

Iniciativa da SPGG, o Fórum de RHs é realizado uma vez ao mês e busca o compartilhamento de informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual.

Após a última edição de 2020, o Fórum retornará em 2021 no mesmo formato.

Texto: Vagner Benites Ascom/SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão