1º Festival de Gastronomia RS promove o turismo regional
Publicação:
Demonstrar a diversidade gastronômica do Rio Grande do Sul é uma maneira de promover o turismo regional. O 1º Festival de Gastronomia RS, que ocorre de 25 a 30 de junho no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, congrega oito Ministérios, diversas Secretarias de Estado e entidades apoiadoras com um objetivo comum: resgatar as manifestações culturais por meio dos hábitos alimentares de cada região.
A Secretaria Estadual do Turismo do RS (Setur) está integrada na realização do 1º Festival de Gastronomia RS por vislumbrar o desenvolvimento do turismo e economias regionais a partir da gastronomia. A titular da pasta Abgail Pereira lembra que gastronomia é um dos pontos da cadeia produtiva do turismo. "O Festival, por si só, constitui uma estratégia extremamente importante na valorização da diversidade culinária gaúcha. A partir da diversidade da nossa formação cultural, que traduz as nossas tradições e toda nossa identidade neste Festival que sem dúvida é uma viagem aos sabores da nossa terra", explica.
Por concentrar lideranças de diversas regiões em um mesmo local, o 1º Festival de Gastronomia é uma oportunidade dos municípios pensarem a gastronomia como instrumento do desenvolvimento econômico e do turismo. "O evento se constitui em um elemento para promoção do turismo regional. Queremos mostrar aos turistas um Rio Grande do Sul completo, com participação de representantes das etnias que colonizaram e souberam aproveitar toda a diversidade gaúcha para aprimorar os pratos típicos de suas culturas de origem", afirma.
A secretária Abgail Pereira lembra, ainda, que 90% dos estabelecimentos comerciais da área da alimentação são de micro e pequenas empresas - se constituindo em um dos setores que mais emprega. "Ao poder público cabe a indução do desenvolvimento e contribuir para que nossos empreendedores tenham mais segurança nos seus empreendimentos", explica.
Paisagens turísticas em exposição
O incentivo ao turismo e a valorização da cultura regional aliada à alimentação estarão presentes em todos os espaços do 1º Festival de Gastronomia RS. O Gabinete da primeira-dama do Estado prepara uma exposição fotográfica para ambientar a Estação Ponto de Fusão - local onde serão concentradas diversas programações técnicas e culturais. A temática escolhida são as paisagens turísticas do Rio Grande do Sul, na mostra denominada "Visões do Sul".
Nos últimos dois anos, conforme dados da Setur, o Rio Grande do Sul foi o estado que mais cresceu no índice receptivo internacional (12%) - o Brasil cresceu 4% no mesmo período - e o Festival adquire importância uma vez que é programado para ocorrer no mesmo período da Copa do Mundo do Brasil, em 2014.
O Festival
O 1º Festival de Gastronomia RS pretende mostrar e valorizar a diversidade da culinária gaúcha por meio dos produtos do Estado. Durante a programação, serão repensadas as práticas culinárias com base na história e cultura que constituem a gastronomia regional. Com a temática voltada à alimentação, serão promovidos encontros, descobertas e trocas de conhecimentos.
O evento aproximará chefes de cozinha, cozinheiros, empresários, estudantes e profissionais do setor de alimentação e bebidas dos produtores locais, evidenciando o processo de transformação dos insumos até a elaboração dos pratos que chegam à mesa dos consumidores. O 1º Festival de Gastronomia é realizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) e Casa Civil, por meio do Grupo de Trabalho em Gastronomia Regional, e promovido pela Associação Gaúcha de Tradição e Folclore (AATF). O Grupo foi criado pelo Governo do Estado em 2011 com a finalidade de pesquisar e divulgar a Gastronomia Regional do Estado do Rio Grande do Sul.
Texto: Assessoria Festival
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305