Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Arquivo Público do RS organiza programação especial para a 7ª Semana Nacional de Arquivos

Publicação:

semana nacional de arquivos
-

O Arquivo Público do Rio Grande do Sul (Apers), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), fará parte da 7ª Semana Nacional de Arquivoscom ações que acontecerão nos dias 5,6 e 7 de junho. O tema deste anoArquivos - Territórios de Vidas, busca estimular reflexões e debates sobre ações e práticas arquivísticas por meio do diálogo entre instituições, sociedade e usuários. O evento é promovido pelo Arquivo Nacional desde 2017, em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos, festejado em 9 de junho. A secretária da SPGG, Danielle Calazans, participará da abertura do evento, que ocorrerá na terça-feira (6) no auditório do APERS, às 14h30.

Para Carla Vargas Segatto, Chefe da Divisão de Preservação, Acesso e Difusão do APERS, Semana é importante por difundir as ações culturais e editorais realizadas pela instituição: “A professora Heloísa Liberalli Bellotto, uma grande referência para à Arquivologia brasileira, diz que os arquivos devem ir até às pessoas e vice-versa. Esta é uma grande oportunidade para isso: abrir as portas do Arquivo à sociedade, numa troca de vivências em prol da cultura e da divulgação dos serviços e dos acervos".

A programação do APERS, que esteve presente em todas as edições da Semana Nacional de Arquivos, inclui visitas guiadas, exibição de longa-metragem e o lançamento dos Anais da XVI Mostra de Pesquisa do APERS. Também faz parte do cronograma a palestra dAnaclaudia Silva, arquiteta especialista em engenharia de segurança contra incêndios.

“Ela irá apresentar ações que todos nós podemos e devemos tomar enquanto agentes públicos para evitar situações de risco em nossas instituições. Já vivenciamos isso na esfera estadual, com o incêndio na Secretaria de Segurança Pública, em 2021, e no Museu Nacional do Rio de Janeiro, em 2018”

2023 (7) (3)
, destaca Carla.

Os eventos são gratuitos e abertos ao público. Inscrições devem ser feitas aqui. A instituição está localizada na Rua Riachuelo, 1031, no Centro Histórico.

Texto: Karine Paixão, Ascom/SPGG 

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão