Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Artigo aborda visão internacional de compras públicas em tempos de pandemia

Publicação:

Subsecretária substituta da Central de Licitações do Estado (Celic), Marina Fassini, Dacroce, é coatora da publicação
Subsecretária substituta da Central de Licitações do Estado (Celic), Marina Fassini, Dacroce, é coautora da publicação - Foto: Reprodução
Por ASCOM/SEPLAG

Os desafios que se apresentam para realizar contrações de serviços e materiais diante dos impactos da Covid-19 representam uma quebra de paradigma que, a partir das estratégias emergenciais adotadas em diferentes países, deverá trazer maior eficiência aos órgãos públicos em futuras pandemias. Essa é uma das conclusões de um artigo que abordou o tema e que tem a assessora técnica e subsecretária substituta da Central de Licitações do Estado (Celic), Marina Fassini Dacroce, como coautora.

O trabalho acaba de ser publicado no Portal L&C, plataforma reconhecida por reunir as informações mais relevantes sobre a temática das contratações públicas. O artigo é assinado também pelo consultor em Contratações Públicas, o advogado Juan Martin Atencio. Ele é professor na Faculdade de Direito da Universidad Nacional de Rosario, na Argentina, e já foi subsecretário de Contratações e Gestão de Bens da Província de Santa Fé.

No texto, os autores apontam algumas diretrizes que devem nortear as compras públicas em situações emergenciais, como a que o mundo enfrenta no momento. Entre essas recomendações, o artigo aponta para a necessidade de identificar na tarefa das compras públicas um instrumento estratégico e capaz de ampliar a colaboração internacional em termos de aquisição de produtos e fornecimento de insumos, treinamento de equipes para trabalhar com ferramentas e dominar habilidades para lidar com situações críticas e ampliar as parcerias com universidades e demais instituições que possam contribuir no avanço de estudos e na busca de soluções de mercado para o atendimento de situações de emergência.

Marina também é advogada e especialista em Direito Administrativo. Ela atua há oito anos na Celic, que é vinculada à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). O artigo pode ser conferido no seguinte endereço: http://www.licitacaoecontrato.com.br/artigo/notas-para-pensar-compras-publicas-pandemia-numa-visao-internacional-26052020.html

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão