Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul chega à 39ª edição

boletim geográfico site
-

Com cinco artigos envolvendo temáticas ligadas à Geografia e áreas afins, a 39ª edição do Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul foi lançada nesta quinta-feira (30/06). Criada na década de 1950, a tradicional publicação semestral é editada pelo Departamento de Planejamento Governamental, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (Deplan/SPGG), e é referência na construção de leituras geográficas que consideram o RS. O conteúdo pode ser acessado na íntegra ou por artigos neste link.

Além do lançamento da 39ª edição do Boletim Geográfico, o Deplan/SPGG também anunciou a data de 1º de agosto de 2022 como prazo para a chamada de trabalhos para a próxima edição.

39ª edição

Abrindo a edição, o trabalho Perspectivas e desafios para a permanência do cultivo da variedade Moscato Branco em Farroupilha-RS, de autoria de Tiago Antônio Zilio e Ivanira Falcade, objetiva evidenciar a percepção de viticultores e vinicultores sobre o cultivo deste tipo de variedade de uva no município, um dos maiores produtores no território nacional.

Em O panorama geral do bacharel em Geografia junto ao Sistema CONFEA/CREA no Rio Grande do Sul, Rodrigo Wienskoski Araujo e Emilio Luis Silva dos Santos levantam e analisam informações sobre profissionais em Geografia, iniciando com levantamento de dados bibliográficos e da legislação em vigor e, posteriormente, coletando informações quantitativas sobre os bacharéis atuando no estado.

Eduarda Gomes de Souza, Alessandra Magnus Lazuta, Tifany de Souza, Lismara Carvalho Marques, Diuliana Leandro, Willian Cézar Nadaleti apresentam o trabalho Análise espacial e temporal da concentração de dióxido de nitrogênio (NO2) no Brasil (2017-2021): impacto das medidas de restrição da pandemia de Covid-19 na redução da poluição atmosférica. No estudo, os autores utilizam o sensor OMI (Ozone Monitoring Instrument) para analisar os dados referentes ao dióxido de nitrogênio troposférico.

No artigo Mobilidade urbana e saúde pública: reflexões sobre o planejamento de transportes em Porto Alegre/RS, Giovani Longo Rosa, Júlio Celso Borello Vargas, Pedro Luz Tomaz e Heleniza Ávila Campos realizam uma análise comparativa de cinco planos e leis sob a óptica dos conceitos de “mobilidade saudável”, “mobilidade ativa” e “participação popular”.

Por fim, Vanessa Manfio, Alberta von Mühlen Bertele e Eduardo Schiavone Cardoso são os autores do artigo Cooperação e trabalho no desenvolvimento local/regional: apontamentos a partir da Cooperativa Vinícola Garibaldi e da Cooperativa Agrícola Mista de Nova Palma. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica e de campo, o objetivo do trabalho é discutir a questão do cooperativismo, com enfoque na questão agrícola, analisando duas cooperativas localizadas no Rio Grande do Sul.

Sobre o Boletim Geográfico

Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul é uma publicação semestral organizada na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) que tem como objetivo a divulgação de artigos de caráter técnico e científico voltado para a Geografia e áreas afins, como cartografia, sociologia, história, economia, geologia, ciência política, entre outras, com enfoque em estudos aplicados que tenham o Rio Grande do Sul como elemento presente nas escalas internacional, nacional, regional ou local.

Com duas edições por ano, encontra-se permanentemente aberta para submissão de trabalhos. Para isso, é necessário fazer um cadastro no Portal de Revistas Eletrônicas e seguir as instruções para o envio. Informações sobre as normas para publicação podem ser encontradas aqui.