Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Cairoli destaca prioridades do RS para o Plano Plurianual federal

Publicação:

Encontro no Legislativo gaúcho reuniu o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, e representantes dos três estados da Região Sul para debater a construção do PPA nacional
Encontro no Legislativo gaúcho reuniu o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, e repre - Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini

O governador em exercício José Paulo Cairoli participou, nesta quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa, da abertura do Fórum Diologa Brasil Regional, evento que debate o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 do governo federal. Ao cumprimentar o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, Cairoli saudou a manutenção, mesmo na atual fase de ajustes orçamentários, da obra da segunda Ponte do Guaíba, assim como os investimentos previstos para as rodovias BRs 116 e 290.

"Isso mostra a disposição do governo federal em atender a necessidade da logística e a importância que o Rio Grande do Sul tem no cenário nacional”, disse, ao salientar também a manutenção de recursos destinados aos aeroportos regionais, que são fundamentais para o desenvolvimento do RS.

Cairoli ainda destacou a relevância do evento como espaço de debate com a sociedade civil para a construção do PPA. "Nesses mesmos moldes, realizamos entre março e abril a Caravana da Transparência, que percorreu o território gaúcho dando início, junto com os 28 Coredes, ao processo que definirá as prioridades de investimento no Estado de 2016 a 2019."

Os secretários estaduais do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch, da Modernização Administrativa e Recursos Humanos, Eduardo Olivera, e do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Miki Breier, também participaram do encontro. Tastch falou sobre a importância de o PPA federal estar alinhado ao plano estadual, que está sendo elaborado pela Seplan em conjunto com as demais secretarias, e deve ser protocolado na Assembleia Legislativa em 1º de agosto.

Uma das preocupações do Estado é com o empobrecimento da Fronteira e o aumento da migração para a Região Metropolitana e a Serra, ampliando o desequilíbrio entre as regiões. "É preciso considerar a necessidade de melhorar os serviços essenciais, como saúde, educação e segurança, nos locais que estão recebendo migrantes, e também a importância dos investimentos em infraestrutura para a locomoção entre regiões", afirmou Tastch.

Fórum - Promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, com o objetivo de construir junto com a sociedade civil o Plano Plurianual 2016/2019 do governo federal, o evento contou com representantes dos Executivos e de segmentos da sociedade civil organizada dos três estados da Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento que define desafios e compromissos do governo federal para os próximos quatro anos. O fórum, iniciado no último dia 22, em Salvador, vai até o dia 11 de junho. As próximas cidades a sediar os debates são: Belo Horizonte, Goiânia, Belém e Fortaleza.

Texto: Mirella Poyastro e Fabiola Bach
Edição: Cristina Lac/CCom 

 

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão