Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

CGCopa conhece organização de segurança para Copa das Confederações em Brasília

Publicação:

O coordenador executivo do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa) Maurício Santos, juntamente com os coordenadores das câmaras temáticas de Segurança, Cel. Kleber Senisse, e de Promoção Comercial e Tecnológica, Évison Córdova, estão em Brasília acompanhando a preparação da cidade para a abertura da Copa das Confederações 2013.

A equipe gaúcha participa do programa de Observadores da Copa 2014. Nessa sexta-feira (14), no primeiro dia de trabalho na Capital Federal, o destaque ficou por conta da segurança e de reuniões no Ministério do Esporte. 

"O mais importante foi a visita com o tema da segurança, onde pudemos vivenciar a preparação para o grande evento de Brasil e Japão, que não é só o jogo, mas todo o entorno. Notamos a ação integrada de todas as forças de segurança.", destacou Maurício. 

No Centro de Operações do Comando Militar do Planalto, a comitiva gaúcha pôde conhecer o sistema operacional montado pelo Distrito Federal para a Copa das Confederações, que envolve a integração da Defesa, polícias, agências de inteligência, especialistas em antiterrorismo e órgãos da saúde. Conforme o comandante da geral da operação de Defesa, general Gerson Menandro, a ferramenta mais eficaz para o Centro de Comando e Controle é o Pacificador, um sistema que integra imagens, mapas da cidade, com a localização de agentes e uma matriz com uma sincronização dos eventos em operação - já realizados ou que ainda serão executados -, da defesa e segurança pública, bem como do Comitê Organizador Local (COL) e Fifa. Para o oficial, a Copa das Confederações é uma oportunidade de treinamento para a união das forças de segurança "é um protótipo, estamos em um nível de integração muito bom e que só tem a melhorar", disse. 

Fazer da Copa das Confederações uma oportunidade de aprendizados é o objetivo do coordenador da Área Sul da defesa, general Manoel Luiz Pafiadach, que também participa do Programa de Observadores. "Seria uma irresponsabilidade se não aproveitássemos a Copa das Confederações. Vamos aprender muito", salientou. 

Compartilhar conhecimentos 
Ainda nessa sexta-feira (14), os gaúchos estiveram no Ministério do Esporte, onde foram recebidos pelo secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, que salientou a importância da participação dos gaúchos como observadores na Copa das Confederações para o bom desenvolvimento da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014TM no Rio Grande do Sul. 

Em reunião com o coordenador das Câmaras Temáticas da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014TM, Joel Benin, no Ministério do Esporte, os integrantes do CGCopa RS debateram a realização de eventos no Rio Grande do Sul para que os observadores do Estado possam compartilhar o conhecimento adquirido com os demais envolvidos na organização do megaevento da Fifa no Estado. 

"No Ministério, debatemos a possibilidade de, a partir dessa vivência que estamos tendo na Copa das Confederações, compartilhar o conhecimento com os demais agentes responsáveis pela Copa no RS, por meio de um seminário organizado pela Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer", completou Mauricio Nunes Santos. 
Ainda no Ministério, o CGCopa foi recebido pelo chefe de gabinete do Ministro Aldo Rebelo, João Luiz do Santos. No sábado (15), a equipe acompanhar toda a preparação e a operação durante o jogo de abertura da Copa das Confederações. 

Texto e foto: Nathália Ely/SEL 
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão