Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Contratação emergencial de professores é tema de oficina da Seplag

Publicação:

Trabalhos da Oficina de Cocriação terão continuidade na manhã de terça-feira (19/11)
Trabalhos da Oficina de Cocriação terão continuidade na manhã de terça-feira (19/11) - Foto: Carolina Greiwe, Ascom/Seplag
Por Vagner Benites, Ascom Seplag

Agilizar o processo de contratação emergencial de professores, diminuindo o tempo entre a admissão e o recebimento do primeiro salário, é a meta dos participantes da Oficina de Cocriação, atividade desenvolvida por servidores da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), iniciada na manhã desta segunda-feira (18/11). Realizada em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs) e com a Secretaria da Educação (Seduc), a iniciativa visa identificar os gargalos do processo e, conjuntamente, apontar as soluções para a demanda.

Hoje, o Estado conta com cerca de 19 mil contratos temporários de professores e é uma prioridade do governo a melhoria deste processo, o que permitirá mais agilidade na inclusão dos profissionais na folha de pagamento. Na Seplag, a iniciativa reuniu profissionais do Departamento de Recursos Humanos (DEARH), Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (DMEST), da Divisão de Pessoal e Desenvolvimento de RH (DIPES) e do Laboratório de Inovação (Labinova). 

De acordo com o coordenador do Labinova, Alexandre Rovinski, o objetivo é redesenhar o processo para que possa ser automatizado. A partir dos resultados da oficina de cocriação, será definido se uma nova ferramenta será desenvolvida para a realização do trabalho ou se apenas com o alinhamento das etapas já existentes a questão pode ser solucionada. 

"Mapeando os processo é possível identificar onde estão as dificuldades. Reunimos aqui todos que podem auxiliar concretamente para termos um resultado que atenda a expectativa do profissional que presta serviço à população do Rio Grande do Sul", destaca Rovinski.

Os analistas de computação da Procergs Daniel Freire e Jamile Alves, foram os facilitadores da Oficina, que reuniu cerca de 30 servidores da Seplag, Seduc, Procergs e também da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Os trabalhos da Oficina de Cocriação terão continuidade na manhã de terça-feira (19/11). 

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão